Um aumento de 32% do volume de sucata ferrosa exportado pelo Brasil foi constatado entre fevereiro do ano passado, período no qual foi computado um montante de 23.636 toneladas, e o mesmo mês deste ano, que somou 31.191 toneladas.

 

Aumento das exportações de sucata ferrosa e previsão de alta dos preços desse insumo nos próximos meses

 

Além disso, houve alta de 65% do total de sucata ferrosa exportada entre janeiro e fevereiro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, o que equivale a 70.395 e 42.637 toneladas, respectivamente. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, conforme foi informado em comunicado à imprensa pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa).  

 

A previsão de alta dos preços de insumos para fabricação de aços nos próximos meses devido aos acontecimentos paralelos ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia foi um dos assuntos mencionados no comunicado transmitido pela entidade brasileira.

 

O presidente do Inesfa, Clineu Alvarenga, comentou o cenário esperado: “nos primeiros quinze dias de março, os preços no Brasil se mantiveram estáveis, mas o viés é de alta até o final do mês e em abril”. O executivo também comentou que a paralisação de uma siderúrgica ucraniana situada na cidade de Kryvyi Rih é um dos fatores que está influenciando o reajuste dos preços de insumos para a fabricação de aços.

 

De acordo com informações fornecidas pelo instituto, um volume superior a 6 milhões de toneladas de aço é produzido anualmente pela siderúrgica, que é uma importante player do setor, com potencial para influenciar consideravelmente as cotações do insumo.


 

Imagem: Pixabay


 

Mais notícias sobre a área:

 

Soldadoras portáteis a laser chegam com força ao mercado brasileiro

 

Setor de veículos elétricos no radar de fornecedora de aços

 #AumentodasExportações #SucataFerrosa #CCM

 


 



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024