A espanhola Ayma desenvolveu uma pastilha para fresamento com uma geometria que lhe confere oito
arestas de corte (foto ao lado), sendo por isso indicada para o trabalho com materiais difíceis de usinar, como os dos grupos ISO-M e ISO-S.
Os materiais do grupo M são os aços inoxidáveis contendo cromo, níquel e molibdênio, ligas que aumentam a sua resistência à corrosão, porém reduzem a usinabilidade.
Já os do grupo S são as superligas com resistência a altas temperaturas e ligas de titânio, normalmente escolhidas em razão de boa relação resistência/peso, mas que também são difíceis de usinar.
Diante das recomendações especiais para o trabalho com esses materiais, as quais incluem o equilíbrio de parâmetros como avanço, velocidade e profundidade de corte, assim como condições especiais de refrigeração, a Ayma trabalhou em um projeto de ferramenta para fresar que privilegia o maior número de arestas de corte e o sistema de fixação para que se apliquem as forças necessárias sem risco de quebra e com segurança anti-rotação, de forma a obter uma usinagem estável e segura.
As arestas de corte com desenho helicoidal e a configuração do quebra-cavacos são outros aspectos que favorecem o desempenho da ferramenta. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marketing@ayma.es
Leia também:
Centro de usinagem e robô integram pacote de produtos
Linha de tornos tem modelos multi e monofuso automáticos
#Ayma #pastilhaparafresamento
Mais Notícias CCM
Uma biblioteca de dados desenvolvida pelo instituto alemão DAP reduz em até cinco vezes a exigência de memória RAM na preparação do arranjo de peças e fatiamento na manufatura aditiva, otimizando o uso de hardware no ambiente fabril.
03/08/2026
As fabricantes de máquinas, que anunciaram fusão em 2025, vão expor seus mais recentes modelos de máquinas em estande conjunto na feira AMB 2026, em Stuttgart.
03/08/2026
Cooperação técnica entre Hyprostatik Schönfeld e Optotech resulta em uma plataforma hidrostática que utiliza uma fina película de óleo pressurizado (princípio da hidrostática) para criar movimento com atrito zero e garantir rigidez absoluta durante a fixação de peças.
20/07/2026