O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), instituição de pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ampliou suas linhas de investigação sobre compósitos com propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais, visando desenvolver materiais que possam auxiliar no combate à Covid-19.

 

Devido à emergência dos órgãos de saúde pública para conter a disseminação da doença, os materiais funcionais ganharam destaque, principalmente na área médico-hospitalar, na fabricação de EPIs (máscaras, luvas, aventais, toucas,etc), e componentes de equipamentos de diagnósticos e analíticos.

Entre os materiais já obtidos estão compósitos poliméricos contendo nanopartículas de óxidos metálicos produzidas no próprio centro, enquanto pesquisadores trabalham também unindo características dos polímeros que permitem transformá-los em produtos que associem, por exemplo, flexibilidade, resistência e processabilidade com características antimicrobianas e antivirais típicas das nanopartículas.

 

No desenvolvimento são observados aspectos como a distribuição e dispersão das partículas na matriz polimérica. Entre as que se mostram mais promissoras estão aquelas à base de prata, titânio, zinco e sílica.

 

Partículas à base de prata, por exemplo, interferem nos estágios de replicação de vírus por mecanismos separados de adesão à superfície do envelope viral. Embora essa ação já tenha sido demonstrada em relação a outros vírus, ainda está sendo pesquisada em relação ao SARS-CoV-2, o novo coronavírus, causador da Covid-19.



 

Conteúdo relacionado:

 

Atendimento a demandas emergenciais de produtos plásticos

Diretriz alemã define o que são plásticos de grau médico

 

#plastico #plasticonocombateacovid19 #materialcomposito



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025