A ECNC (Garça, SP) está lançando a linha Live Focus de máquinas para corte a laser de fibra (estado sólido), contando com ajuste fino de foco, que é feito automaticamente conforme a espessura da chapa.
A empresa, que iniciou a produção de máquinas para atender projetos personalizados de corte para frigoríficos, tem fabricado equipamentos para corte de metais desde 2016 , trabalhando atualmente com linhas que têm área útil de 3.000 mm x 1.500 mm, e foco automático (Live Focus), controlado por um software de mercado que leva em conta a espessura da chapa a ser cortada para estabelecer parâmetros de foco.
As máquinas da ECNC são entregues com o software personalizado de acordo com as necessidades dos clientes, com o pré-ajuste de parâmetros como potência, velocidade, tipo e pressão do gás, além de informações sobre as características do material a ser cortado (se é laminado a frio ou quente, qual é o seu fabricante, etc). “Desta forma, tornamos a operação do equipamento CNC mais simples para o cliente, tendo em vista que muitos usuários ainda não se sentem confiantes ao comprar máquinas desse tipo por considerarem a sua operação complicada”, informou Edmar Bento Pereira, diretor comercial da ECNC. A interface para controle do CNC também foi traduzida, tornando-se por isso mais amigável.
Ele explicou ainda que o sistema possui uma biblioteca de parâmetros, mas ela é totalmente personalizável, de acordo com o mix de produtos de cada empresa usuária. Ajustes como potência e velocidade, por exemplo, permanecem livres abertos para que o usuário faça alterações.
Foto: ECNC
Conteúdo relacionado:
Conectividade entre máquinas no ramo de metais
Novos recursos de maquinário acompanham as tendências da fabricação mecânica
#ECNC
Mais Notícias CCM
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026