A Solvay, com filial administrativa em São Paulo (SP), passou a oferecer uma nova linha de polifitalamida (PPA) – sob a marca Amodel – com grades voltados especificamente para o fornecimento à indústria automotiva devido ao aumento da demanda por materiais com altos índices de desempenho e sustentabilidade em aplicações elétricas e eletrônicas da “e-mobility”, termo usado para meios de transporte com propulsão elétrica.

 

De acordo com relatório da companhia disponibilizado à imprensa, o lançamento contempla as linhas Supreme e Bios. Na linha Supreme Amodel PPA, os grades AE 9933 e AE 9950 foram projetados para e-motors e barramentos de inversor operando a 800 Volts ou mais. Eles combinam elevada classificação de índice de rastreamento comparativo (CTI) com resistência ao choque de ciclo térmico, de -40 a 150 °C. Como uma inovação em relação às PPAs já disponíveis no mercado, eles também manterão seu CTI ao longo do tempo, mesmo após exposição temporária a picos de temperatura acima de 150 °C.

 

Já a linha Amodel Bios oferece os grades HFFR R1-133 e HFFR R1-145, os quais possuem resistência à chama sem halogênios e atendem à tendência de integração do motor elétrico, da eletrônica de potência e da caixa de engrenagens em um único sistema de acionamento elétrico consolidado. Com CTI >600 Volts, resistência ao calor >120 °C e boa estabilidade dimensional, esses graus permitiriam o projeto de sistemas altamente compactos usando componentes miniaturizados. Além disso, eles fornecem classificações de flamabilidade UL94 V0 sem a necessidade de retardadores de chama halogenados.

 

Por fim, a empresa mencionou que o grade Amodel Bios AE R1-133 foi desenvolvido especificamente para conectores de dados montados em superfícies que podem ser soldadas. Em comparação com a PPA padrão, a elevada resistência ao impacto e a resistência da linha de solda do material permitiriam que os projetistas reduzissem a espessura da parede dos conectores, economizando até 50% na área ocupada originalmente, proporcionando mais espaço para outros dispositivos eletrônicos.

 

Com base na premissa de diminuir a emissão de poluentes, a Solvay informou que utiliza 100% de energia renovável na produção de PPA, em sua fábrica nos EUA, ao passo que a linha Amodel Bios apresenta origem biológica em parte de sua estrutura molecular de cadeia longa, a qual possui ainda alta temperatura de transição vítrea (Tg), se comparada aos graus tradicionais.

 

(Foto: Solvay lança novos graus Amodel Supreme e Bios para apoiar mais inovações sustentáveis em e-mobilidade. Fonte Solvay, PR010)

#poliftalamida #ppa #aplicacoes 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025