A dificuldade de encontrar soldadores manuais qualificados é uma realidade na indústria. Ao mesmo tempo, os requisitos de qualidade, flexibilidade e eficiência estão crescendo continuamente, o que tem levado as empresas de maquinário a desenvolverem soluções automatizadas para esse tipo de tarefa.

 

A alemã Carl Cloos, com unidade brasileira em Guraulhos (SP), desenvolveu o sistema de soldagem Cobot, em conjunto com a MPA Technology, oferecendo aos seus usuários uma porta de entrada no mundo da soldagem automatizada. Podem ser soldados desde pequenos até grandes lotes de forma econômica e com alta qualidade, usando-se a fonte Qineo e um robô colaborativo (cobot) de alta precisão.

 

O pacote completo compacto foi denominado pela empresa como "Pronto para soldar", e garante uma a integração dos processos de produção existentes. O cobot pode ser programado e movido com precisão por meio de um sensor de torque em cada eixo. A operação intuitiva aumenta consideravelmente a eficiência do trabalho e o usuário pode fazer ajustes individuais no painel de controle sensível ao toque. Outra característica especial é o reinício simples após uma parada de emergência, uma vez que não é necessário destravar ou mover o robô.

 

Os componentes de segurança integrados garantem a proteção pessoal necessária e uma tela de proteção móvel fixada na mesa opcional protege o ambiente da radiação UV gerada durante a soldagem.

 

Foto: Cloos

 

Conteúdo relacionado:

 

Soldagem alinhada com a impressão 3D de metais

Nova linha de itens para fixação de metais

 

#cobots #soldagem #Cloos

 



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024