A Trumpf, com sede na Alemanha e unidade brasileira em Barueri (SP), integrou ao seu portfólio de produtos uma nova geração de máquinas de corte a laser, a série Trulaser 1000, 10% mais acessível que sua versão anterior e desenvolvida com a proposta de suprir as necessidades de empresas que estão iniciando na aplicação da técnica de corte a laser e necessitam de um modelo de entrada.

 

O equipamento recebeu recursos que asseguram o seu desempenho com estabilidade de processo e economia, incluindo a função High Speed Eco, antes disponível apenas em séries mais avançadas. Ela melhora a capacidade de modulação da potência, dobrando a velocidade de corte ao mesmo tempo em que reduz em até 50% o consumo de gás, tornando o equipamento uma alternativa econômica.

 

O equipamento incorpora também a tecnologia CoolLine, que consiste na aspersão automática de uma névoa de água na superfície da chapa, garantindo o resfriamento durante o processo e permitindo, por exemplo, o corte preciso de chapas de até 25 mm de espessura.

 

No sistema de controle foi incorporada ainda a função Smart Collision, baseada em um  algoritmo que calcula a sequência em que as peças devem ser cortadas, de modo a evitar colisões, o que reduz a incidência de paradas de máquina. “Graças à sua alta produtividade, ampla gama de aplicações e facilidade de operação, a nova geração da série TruLaser 1000 é ideal para empresas que desejam entrar no processo corte a laser 2D. Também complementa de maneira ideal a produção de empresas que já usam o método e desejam aumentar sua capacidade”, afirmou Jean-Baptiste Karam, gerente do produto na Trumpf. 

 

Retomada dos eventos presenciais

O novo equipamento foi um dos destaques exibidos pela Trumpf na feira Blechexpo, que aconteceu no mês passado na cidade de Stuttgart, na Alemanha. Ao comentar sobre o evento, o diretor da empresa no Brasil, João Visetti, falou sobre o bom desempenho do mercado brasileiro, salientando o crescimento de mais de 100% dos negócios no ano de 2021 em relação a 2020, o que sinaliza uma retomada efetiva dos negócios.

 

De acordo com o executivo, o consumo aumentou muito durante a pandemia, e consistiu em uma alavanca para a retomada do crescimento da indústria, mesmo diante de gargalos como a crise dos semicondutores, problemas com escassez de matéria-prima etc. Entre os segmentos atendidos pelos usuários das máquinas da Trumpf estão o agronegócio, a construção civil, equipamentos hospitalares, fitness, fornos e fogões industriais, ônibus  e o setor moveleiro.

 

Produção de caixas metálicas e estudos de projeto

A quantidade de lançamentos feitos na feira, de acordo com Visetti, mostra o dinamismo da indústria que processa chapas metálicas diante das novas necessidades do mercado. Um bom  exemplo é um centro de dobra, o Trubend 7020, com capacidade para dobrar abas de até 350 mm, um recurso que permite a produção de caixas metálicas para o setor elétrico e de eletroeletrônicos, além de armários inteligentes, itens muito demandados atualmente em virtude da automação de tarefas no setor de e-commerce. A evolução dos sistemas de programação visando à redução do tempo de set up e à racionalização da produção são importantes alavancas para a adoção do maquinário preparado para a manufatura inteligente.

O lançamento da 3ª geração de máquinas da série 3030, por exemplo, permite agora a execução de chanfros escareados (em formato Y) em chapas, prontos para o processo de soldagem subsequente, sem a necessidade de uso de um cabeçote de corte 3D.

Uma parceria da Trumpf com uma startup, anunciada durante a feira, vai tornar possível também a oferta de serviços de otimização de corte e dobra, o que permitirá, por exemplo, a substituição do processo de usinagem pelo corte e dobra, a partir de um estudo do projeto da peça a ser produzida. O serviço será oferecido de forma remota, por meio da troca de arquivos de projeto em ambiente virtual




 

Fotos (Trumpf): Itens cortados a laser e caixa executada em centro de dobra

 

Reportagens similares:

Soldagem alinhada com a impressão 3D de metais

Nova linha de itens para fixação de metais

 

#Trumpf  #Laser #CorteeConformaçãodeMetais

 



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024