A  Lummus Technology – companhia norte-americana ligada aos setores de energia, petroquímica, refino, tecnologias renováveis, entre outros – anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Braskem, o qual estabelece o licenciamento em conjunto para projetos globais da assim chamada tecnologia de eteno verde a partir de etanol, com base no processo executado pela empresa em sua planta de Triunfo (RS).

 

De acordo com informações constantes no site da Lummus, o memorando de entendimento estabeleceu o licenciamento da tecnologia, de propriedade da Braskem, para dois projetos de conversão de etanol para eteno em desenvolvimento na América do Norte e na Ásia.

 

Esse memorando também reflete a diretriz empresarial estratégica da empresa, por meio de sua subsidiária Green Circle, voltada à comercialização e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para abordar os pilares principais da transição energética, incluindo a reciclagem de resíduos plásticos ao fim de sua vida útil, a produção de químicos sustentáveis feitos a partir de base biológica e as estratégias de descarbonização para ativos existentes e novos.

 

Para a companhia brasileira, a cooperação tem potencial de impactar a produção global de biopolímeros de baixo carbono e fomentar uma transição energética, o que sinaliza o interesse mundial nessa tecnologia. Além do memorando de entendimento, a Lummus e a Braskem estão discutindo um acordo de longo prazo para permitir à norte-americana licenciar a tecnologia como uma forma de acelerar o uso pelo setor químico de matéria-prima renovável e de combater as mudanças climáticas, como uma alternativa aos plásticos provenientes do petróleo.

 

Walmir Soller, do departamento de olefinas e poliolefinas da Braskem na Europa e Ásia, destacou que a companhia produz o eteno verde a partir do etanol, proveniente da cana-de-açúcar, há mais de dez anos e a Lummus, com sua capacidade de licenciamento de processos e tecnologias, oferecerá uma base sólida para o crescimento dessa alternativa de fonte renovável.


 

(Foto: pressfoto, Freepik)

#biopolimero #bioplastico #eteno #etanol 



Mais Notícias CCM



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025