No dia 4 de maio será realizado por meio de uma plataforma digital o seminário “Fabricação emergencial através de impressão 3D: a luta contra o Covid-19”. Ele contará com apresentações nas quais serão tratados alguns temas relacionados às iniciativas que vêm sendo realizadas pelo segmento de manufatura aditiva para combater a disseminação do coronavírus, incluindo a utilização de materiais poliméricos na fabricação de peças para equipamentos hospitalares e para proteção individual.

 

Combate ao coronavírus usando impressão 3D é tema de webinar

 

Está prevista uma programação na qual serão abordados os seguintes tópicos: fabricação de itens críticos e em falta como, por exemplo, válvulas para respiradores pulmonares; confecção de hastes para instrumentos destinados à coleta de secreção nasofaríngea e/ou orofaríngea para testes rápidos de detecção da Covid-19; reconfiguração de espaços fabris direcionados à produção de bastonetes feitos por impressão 3D para atender à demanda de laboratórios e hospitais que realizam a coleta e testes de materiais genéticos, tendo como exemplo o trabalho realizado pela Formlabs; e projetos de otimização da confecção de peças plásticas iniciados a partir da formação de parcerias entre instituições de pesquisa, ensino e órgãos da área da saúde.

 

A inscrição pode ser feita gratuitamente aqui e o início do webinar está previsto para as 17 h. A 3D Criar é responsável pela organização do evento.

 

Foto: 3D Criar

 

Conteúdo relacionado:

 

Instituições de engenharia em combate ao coronavírus

Impressão 3D acelera e simplifica o desenvolvimento de novos projetos

 

#Impressao3Dnocombateaocoronavirus #Webinargratuito #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026