A empresa alemã Karl Roll criou um sistema de processamento com jato de água de alta pressão, que efetua a rebarbação de peças após a sua fabricação por processos de corte e soldagem, atuando em quatro eixos e promovendo o acabamento completo do componente.

O sistema é composto por bicos com comutação automática, posicionados em quatro eixos, os quais direcionam cada jato de água diretamente sobre pontos individuais, removendo rebarbas, cordões de solda ou camadas de incrustação. A pressão de trabalho dos jatos de água, controlados via CNC, é de cerca de 500 bar. A mesa em que a peça é apoiada também é rotativa, constituindo por isso um quarto eixo de movimentação no interior da câmara de trabalho.

 

Concebido para componentes com diâmetro até 450 mm e altura máxima de 550 mm, o sistema comporta peças de até 100 quilos, incluindo o peso do dispositivo de fixação.

 

Para um resultado preciso e reproduzível, a peça de trabalho pode ser girada durante o processo conforme necessário e movida ao longo do eixo X. Ao mesmo tempo, os bicos podem ser movidos ao longo dos eixos Y e Z. Esta possibilidade de processamento ajuda a remover contaminantes presentes em áreas de difícil acesso, tais como furos transversais e profundos.

 

A tecnologia de controle de última geração é usada para posicionar os eixos CNC, que também são usados em máquinas-ferramenta. A sequência do processo pode ser programada offline, por meio de um painel de controle de 15 polegadas.



 

Imagens (Karl Roll): Aspecto exterior do sistema FlexJet HD e a sua câmara de processamento, com um sistema de 4 eixos

 

Conteúdo relacionado:

 

Corte de metais usando jato de água ultrafino

 

Tratamento contra corrosão é oferecido como serviço



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024