A empresa alemã Karl Roll criou um sistema de processamento com jato de água de alta pressão, que efetua a rebarbação de peças após a sua fabricação por processos de corte e soldagem, atuando em quatro eixos e promovendo o acabamento completo do componente.

O sistema é composto por bicos com comutação automática, posicionados em quatro eixos, os quais direcionam cada jato de água diretamente sobre pontos individuais, removendo rebarbas, cordões de solda ou camadas de incrustação. A pressão de trabalho dos jatos de água, controlados via CNC, é de cerca de 500 bar. A mesa em que a peça é apoiada também é rotativa, constituindo por isso um quarto eixo de movimentação no interior da câmara de trabalho.

 

Concebido para componentes com diâmetro até 450 mm e altura máxima de 550 mm, o sistema comporta peças de até 100 quilos, incluindo o peso do dispositivo de fixação.

 

Para um resultado preciso e reproduzível, a peça de trabalho pode ser girada durante o processo conforme necessário e movida ao longo do eixo X. Ao mesmo tempo, os bicos podem ser movidos ao longo dos eixos Y e Z. Esta possibilidade de processamento ajuda a remover contaminantes presentes em áreas de difícil acesso, tais como furos transversais e profundos.

 

A tecnologia de controle de última geração é usada para posicionar os eixos CNC, que também são usados em máquinas-ferramenta. A sequência do processo pode ser programada offline, por meio de um painel de controle de 15 polegadas.



 

Imagens (Karl Roll): Aspecto exterior do sistema FlexJet HD e a sua câmara de processamento, com um sistema de 4 eixos

 

Conteúdo relacionado:

 

Corte de metais usando jato de água ultrafino

 

Tratamento contra corrosão é oferecido como serviço



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024