O Comitê Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou no dia 3 de abril as resoluções de número 29 e 30, reduzindo para zero o imposto de importação de equipamentos industriais em regime de ex-tarifário. A medida contempla mais de 250 máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes industriais, muitos deles usados na fabricação e na reciclagem de produtos plásticos.

O regime ex-tarifário consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital, informática e telecomunicação quando não há produção nacional de itens similares.

Na resolução de número 30 estão relacionadas injetoras elétricas e hidráulicas (nos modelos horizontal e vertical); trituradores de resíduos sólidos de qualquer espécie; máquinas para metalização por deposição física de vapor; rebobinadeiras para filmes plásticos; equipamentos para ensaios não-destrutivos; máquinas para usinagem; máquinas para moldagem, envase e rotulagem de garrafas PET; sistemas de in mold labeling; centros de usinagem; robôs industriais; dispositivos para troca de moldes; máquinas para produção de tampas plásticas por compressão; alimentadores e dosadores de resina.

A lista completa pode ser vista aqui e sua versão oficial baixada em pdf no link http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=03/04/2020&jornal=515&pagina=64 .

Para Paulo Castelo Branco, economista e presidente-executivo da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), a medida vai beneficiar a indústria brasileira com a importação de equipamentos de alta tecnologia. “Estamos em um período da nossa economia em que ações como essa ajudam na redução de custos nas fábricas e na retomada da produção industrial”, comentou.

De acordo com a Abimei, atualmente a média de incidência percentual de imposto de importação é de 14% para bens de capital como máquinas e equipamentos industriais e de 16% nos itens de informática e telecomunicação.

 

 

#extarifário

#máquinasparaosetordeplásticos

 

 

 

Conteúdo relacionado:

Como o setor de plásticos se situa no contexto da indústria 4.0

 

 

Foto: Shutterstock



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025