Uma parceria formada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro Universitário Facens e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) levou à criação de um centro de pesquisa voltado para as áreas de Internet of Things (IoT) e indústria 4.0.

Instituti tecnológico para pesquisas em indústria 4.0 é inaugurado em Sorocaba

A nova unidade foi inaugurada recentemente no município de Sorocaba (SP) e recebeu o nome de “Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens-MCTI”. Ela faz parte de uma iniciativa que visa ao desenvolvimento de programas educacionais e de empreendedorismo a partir do uso de tecnologias de diversos tipos, o que pode incluir máquinas de corte a laser de chapas, equipamentos de impressão 3D e sistemas digitais que conectem o chão de fábrica com ambientes virtuais, por exemplo.

 

Segundo informações transmitidas via comunicado à imprensa, esse projeto também tem como objetivo popularizar e intensificar a divulgação de trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas da ciência a partir da criação de espaços para a realização de simulações de processos em alinhamento com o uso de sistemas conectados à IoT, incluindo pesquisas e desenvolvimento para áreas definidas como prioritárias conforme o Plano Nacional de Internet das Coisas.

 

“Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é necessário lembrar que precisamos criar empregos para as pessoas, alinhados a esse progresso. Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, comentou Marcos Pontes, ministro da ciência, tecnologia e inovações no MCTI.

 

Além disso, foi informado que o novo instituto vai operar de forma integrada com entidades do meio acadêmico, empresarial e também com órgãos que representam a comunidade local. “Nos sentimos muito honrados com esta parceria e sabemos que todas as pesquisas e ideias desenvolvidas neste centro nos darão mais oportunidades de trazer educação e desenvolvimento de projetos”, disse Regiane Relva, coordenadora-geral do laboratório Smart Campus Facens, que integra o centro universitário de mesmo nome.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Foto: Facens

 

Reportagens similares:

Teste rápido de materiais durante a estampagem

Fabricante de máquinas expande negócios de software

 

#MCTI #Facens #PTS #Indústria40 #IoT #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024


Discos abrasivos para corte de chapas e tubos de aço

Linha de discos abrasivos passou a contar com novos modelos indicados para o corte de aço e aço inoxidável.

08/04/2024


Benteler colabora com o desenvolvimento de um sistema de manutenção inteligente

Projeto “BOOST 4.0 – Big Data for Factories”, reúne instituição de pesquisa e fabricante de componentes metálicos no desenvolvimento de um sistema que utiliza dados reais de produção para prever a manutenção e impedir a parada não programada de máquinas.

08/04/2024