A Global PET (São Carlos, SP), especializada na reciclagem de PET, está ampliando a sua capacidade produtiva de 1.500 para 2.500 toneladas /mês de resina reciclada pós-consumo (PET-PCR) e investindo em novos equipamentos tendo em vista, simultaneamente, melhorar a qualidade do material que fornece.

 

O mercado-alvo da empresa até agora tem sido o segmento de embalagens para cosméticos, higiene pessoal e limpeza, mas os investimentos nas instalações para processamento e na consequente melhoria da qualidade da resina já estão ocasionando mudanças nesse cenário. De acordo com Irineu Bueno, diretor da empresa, nos próximos meses a demanda do setor alimentício passará a ser mais representativa que a dos demais.

 

 

A empresa já vinha fornecendo seu PET-PCR para a fabricação de frascos de cosméticos de empresas como a Natura e a Unilever. Esta última utiliza a resina nas embalagens da Love Beauty and Planet, sua linha de cosméticos que segue orientação ambientalmente amigável, cumprindo requisitos como o uso de matérias-primas de fontes renováveis, sem realização de testes em animais e, sobretudo, o envase em frascos feitos com material 100% reciclado.

 

A conquista desses mercados pela Global PET se deve à vocação de oferecer um atendimento totalmente individualizado a seus clientes, com possibilidade de desenvolvimento de formulações sob medida em termos de viscosidade e coloração.

 

As instalações da empresa contam hoje com um sistema de lavagem desenvolvido internamente, que consome apenas 300 mL de água por quilograma de flake. A classificação é feita por um sistema que usa radiação próxima do infravermelho, em substituição à secagem por convecção e ar seco. Para adotá-lo, a Global PET contou também com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do qual foi avaliada a eficiência do método.

 

A extrusão dos grânulos é feita em máquinas de dupla rosca cônica, que proporcionam menor índice de cisalhamento, evitando a degradação por fadiga do material. A filtragem é feita com precisão na faixa de 58 micra, assegurando um material com garantia de qualidade para conquistar inclusive a indústria de alimentos

 

#plastico #embalagemdecosmetico #reciclagem



Mais Notícias CCM



Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026


Reciclagem de eletroeletrônicos avança e promove a circularidade

Desde o inicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.

03/02/2026


Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026