A alemã BASF anunciou a patente de um novo processo de soldagem a gás para componentes termoplásticos, idealizado para aprimorar a união de materiais de alto desempenho na indústria automotiva e de mobilidade elétrica global. A inovação se baseia em um projeto de ferramental exclusivo que direciona o fluxo de gás de maneira contínua, reduzindo significativamente o tempo de aquecimento e o consumo energético em relação aos métodos tradicionais de soldagem. O propósito é permitir a montagem rápida e eficiente de com
ponentes com alta exigência mecânica, especialmente os fabricados em poliftalamida (PPA).
Os bicos individuais normalmente presentes em sistemas de soldagem foram substituídos por estruturas em formato de canais que guiam o gás de processo uniformemente ao longo dos cordões de solda. Essa configuração reduz as perdas térmicas e garante a plastificação homogênea das superfícies, dispensando o emprego de temperaturas extremas ou o posicionamento excessivamente próximo dos bicos. O maior distanciamento dos bicos em relação à matéria-prima fundida elimina ainda a possibilidade de entupimentos por refluxo de material, elevando a confiabilidade do processo e diminuindo as paradas para manutenção preventiva.
Ensaios laboratoriais realizados em corpos de prova de PPA demonstraram a obtenção de juntas soldadas de alta resistência mecânica após um período de aquecimento de aproximadamente dez segundos. O método também propicia a formação de uma camada fundida de maior espessura em janelas de tempo reduzidas, o que propicia uma tolerância geométrica extra para compensar eventuais empenamentos ou distorções em peças complexas e de grandes dimensões.
Imagem: BASF
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Leia também:
Mais Notícias CCM
A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.
16/09/2026
Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.
16/09/2026
Livro agrega estudos realizados por professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam à promoção da sustentabilidade e pode ser baixado gratuitamente.
15/09/2026