Adalberto Rezende, da redação.
Um novo sistema de monitoramento da produção realizada por robôs industriais foi apresentado pela Yaskawa Motoman (Diadema, SP) na FEIMEC, realizada em São Paulo (SP). O sistema “Checkbot” foi desenvolvido pela OKsystem a.s., empresa sediada na República Tcheca, e já está disponível para comercialização no Brasil.
A ferramenta permite o monitoramento em tempo real de dados provenientes da produção, que pode ser realizado também de forma remota por meio de webcams, por exemplo, informando o status de robôs que operam no chão de fábrica e coletando dados que são armazenados em um banco.
Os recursos do Checkbot permitem a automatização de atualizações do status de linhas de produção, a reconfiguração de autômatos e equipamentos auxiliares, criação de históricos e gráficos a partir dos dados coletados e envio de notificações sobre modificações na programação, entre outros.
Um vídeo demonstrativo pode ser visto a seguir.
A parceria das empresas envolve também o fornecimento de assistência técnica e os clientes podem contar com suporte e ter acesso a mais informações disponíveis em uma plataforma digital.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 9.4155-6545 e pelo e-mail rogerio.serato@motoman.com.br.
Imagem: Divulgação.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Leia também:
Brasil hospeda polo global da Siemens para desenvolvimento de software industrial
Integração digital e IA na manufatura: do monitoramento à eficiência energética.
Mais Notícias CCM
Cooperação técnica entre Hyprostatik Schönfeld e Optotech resulta em uma plataforma hidrostática que utiliza uma fina película de óleo pressurizado (princípio da hidrostática) para criar movimento com atrito zero e garantir rigidez absoluta durante a fixação de peças.
20/07/2026
Uma parceria entre a ENCY Software e a Stäubli Robotics tem por objetivo tornar a programação de robôs mais intuitiva, rápida e acessível.
20/07/2026
Sistema baseado na tecnologia de lubrificação a seco por aerossol reduz a adesão de cavacos e é um aliado na usinagem em altas rotações.
20/07/2026