Está sendo lançado este mês o livro “Indústria 4.0 – Fábricas inteligentes, negócios exponenciais”, obra publicada pela Editora Pontes e de autoria de Iramylson Machado de Freitas, Pesquisador e Executivo da FITec Labs (Fundação para Inovações Tecnológica), e Sandro Breval Santiago, Pesquisador e Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Amazônia (UFAM).

O objetivo da publicação é mostrar que já há tecnologia facilitadora de processos produtivos, alinhada aos conceitos da Indústria 4.0, que pode ser integrada às operações de empresas de diferentes tipos e portes.

 

Na obra, que pode ser utilizada como material de orientação para projetos industriais, por exemplo, o leitor vai encontrar casos brasileiros, aplicações reais envolvendo Internet das Coisas (IoT), Big data, inteligência artificial (IA), cibersegurança e gêmeos digitais (digital twins).

 

Os temas abordados abrangem a redução significativa de falhas críticas e ganhos de eficiência operacional, resultados mensuráveis, transformação e maturidade digital, sustentabilidade e desenvolvimento de pessoas.

 

“Nosso objetivo é capacitar líderes a navegar com confiança nesta nova fronteira, construindo um futuro mais conectado e inteligente, e também aproximar o conhecimento acadêmico da realidade empresarial. A transformação digital precisa estar alinhada à estratégia do negócio e ao desenvolvimento das equipes”, comentou Sandro Breval Santiago. 

 

O livro, em versão física, já está sendo comercializado pelo site da Editora Pontes pelo preço sugerido de R$ 56,00.

 

Na seção “Literatura”, no nosso portal, você encontrará informações sobre publicações do setor de plásticos.


 

Imagem: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Continue acessando notícias do setor de plásticos:

 

Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais

 

Projeto Domino. Mais eficácia na injeção de multicomponentes.



Mais Notícias CCM



Chega ao mercado um sistema de monitoramento de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman no Brasil o Checkbot, ferramenta que reúne recursos para supervisão de robôs desenvolvida por uma empresa da República Tcheca.

18/05/2026


Injetora totalmente elétrica foi lançada pela Chen Hsong

Já está disponível para comercialização a nova injetora Spark AE 300, que compõe uma série de máquinas 100% elétricas desenvolvida pela fabricante chinesa.

18/05/2026


Contaminantes na resina: projeto fará a transição de ensaios laboratoriais para o ambiente industrial

Consórcio coordenado pelo instituto alemão SKZ visa aprimorar sistemas de monitoramento em tempo real na extrusão para mitigar riscos operacionais decorrentes da presença de contaminantes em polímeros reciclados.

18/05/2026