A japonesa Honda anunciou que vai direcionar investimentos na casa do R$ 1,6 bilhão para a sua unidade voltada para a fabricação de motocicletas situada em Manaus (AM). O objetivo da empresa é aumentar a capacidade produtiva da planta mencionada acima para 1,6 milhão de motocicletas por ano até 2029.

As estratégias da fabricante envolvem a otimização de processos produtivos e o lançamento de novos modelos de motocicletas. Conforme uma nota à imprensa, serão realizadas mudanças no layout da fábrica amazonense, que produz diariamente 6.500 motocicletas em versões de 110 a 1.100 cilindradas. A planta industrial também vai contar com novos equipamentos para a produção, e a previsão é que com essas mudanças sejam criados cerca de 350 novos empregos.
“Ao longo de 49 anos de produção em Manaus, este novo ciclo de investimentos reforça nossa confiança no País, nos parceiros de negócios e no mercado nacional. Queremos preparar nossas operações para continuar crescendo, gerando empregos e liderando o segmento de motocicletas, visando atender às necessidades dos consumidores brasileiros”, comentou Arata Ichinose, presidente da Moto Honda.
De acordo com dados divulgados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –, a produção de motocicletas de janeiro a agosto de 2025 no Brasil chegou a 1327,0 milhões de unidades.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Honda/Divulgação.
Acesse mais notícias da indústria metal mecânica:
Manaus projeta expansão da produção
SolidCAM LATAM e Mitsubishi Electric impulsionam tecnologia CNC
Fabricante gaúcha de peças usinadas vai expandir planta industrial
Mais Notícias CCM
A empresa gaúcha está intensificando a otimização de processos produtivos que envolvem a fabricação de moldes para injeção de plásticos. Planos incluem investimentos na matrizaria própria.
23/01/2026
Um estudo de impacto macroeconômico realizado pelos institutos alemães Fraunhofer IPK e pelo Fraunhofer ISI confirma que a rede nacional de pesquisa do SENAI no Brasil contribui com 0,66% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
19/01/2026
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025