A alemã Siemens, com subsidiária em São Paulo(SP), lançou o sistema MindSphere Start for Free, versão gratuita de sua plataforma de software industrial para Internet das Coisas (IoT), que conecta máquinas e equipamentos ao mundo digital, que é a base do conceito de indústria 4.0. A iniciativa permitirá que empresas e profissionais experimentem os principais recursos do sistema operacional sem custos e por tempo
indeterminado.
Disponível tanto para dispositivos móveis quanto equipamentos industriais, a nova versão é facilmente acessada por meio de um cadastro simples e on-line, e suas funções são explicadas passo a passo por um tutorial sobre toda a sua parte técnica.
O MindSphere Start for Free é uma versão limitada da plataforma paga, mas permite o acesso a aplicativos já disponíveis, além da conexão entre cinco máquinas.
“É uma versão reduzida mas que visa quebrar a barreira junto à indústria e os profissionais de tecnologia abrindo a possibilidade de fazer um ‘test-drive’ para conhecer os benefícios da plataforma. Ao disponibilizar o MindSphere gratuitamente, a Siemens dá um passo importante para impulsionar a transformação digital do mercado”, afirmou José Moreira, Diretor da empresa.
Uma vez conectados ao sistema, os usuários poderão transformar os dados coletados em informações valiosas por meio dos aplicativos disponíveis na plataforma, ou desenvolver suas próprias aplicações e soluções. Para facilitar a utilização do serviço, o plano gratuito disponibiliza o acesso à plataforma Mendix, que é voltada para o desenvolvimento de aplicativos de forma intuitiva.
Conteúdo relacionado:
Sensores sem bateria, a transição sustentável para a fábrica do futuro
Nova plataforma de IoT para gestão do chão de fábrica
#IoT
#indústria40
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026