O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) (São Paulo, SP) vai coordenar o “Projeto Reminera”, voltado para a transformação de resíduos pós-consumo em matérias-primas, que deverão ser inseridas na cadeia produtiva da indústria de manufatura.


O projeto lançado pelo IPT vai reunir empresas, centros de pesquisas e especialistas em inovação, desenvolvimento tecnológico e criação de novos modelos de negócios voltados para a economia circular.

Serão realizadas frentes de trabalho para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o reaproveitamento de materiais, execução de estudos dedicados à criação e estruturação de novos modelos de negócios alinhados aos conceitos da economia circular. Além disso, o projeto será voltado para a execução de estudos sobre o mercado e de pesquisas sobre impacto econômico, social e ambiental, entre outros temas.

 

“Metais como prata, ouro, paládio, cobre, ferro e alumínio podem atingir altas taxas de reaproveitamento, desde que haja pré-tratamento adequado e separação dos resíduos, mas a gestão atual do resíduo eletrônico ainda não garante esse nível de eficiência globalmente”, comentou Sandra Lúcia de Moraes, diretora da Unidade de Materiais Avançados do IPT e coordenadora do projeto.

 

Conforme nota divulgada à imprensa, o Projeto Reminera já conta com o apoio de empresas e instituições como, por exemplo, a Tupy, Cecil Laminação de Metais, Tramppo, Stellantis, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a SAE Brasil.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik.

 

Você também pode gostar:

 

Aditivo melhora propriedades de poliolefinas recicladas

 

Masterbatches com pigmentos luminescentes auxiliam na triagem de resíduos plásticos

 

Otimização da topologia como estratégia para desenvolver componentes plásticos sustentáveis



Mais Notícias CCM



Reciclagem de eletroeletrônicos avança e promove a circularidade

Desde o inicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.

03/02/2026


Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Design estratégico ao alcance das empresas de transformação de plásticos

Acordo de cooperação entre o Think Plastic Brazil e o Instituto de Design de Illinois vai promover entre os transformadores de plásticos o conceito de design como estratégia de negócios e de internacionalização.

11/12/2025