A Unilever e a Green Mining, startup especializada em logística reversa, formaram uma parceria para aumentar a rede de coleta de plásticos pós-consumo na cidade de São Paulo (SP), onde estão situadas as sedes das duas empresas. O acordo deverá ampliar a reciclagem desses materiais, tendo também como objetivo melhorar a renda dos catadores.

As estratégias das partes envolvidas no acordo, que contou com investimento de R$ 904 mil, direcionado por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem, incluem a inauguração de uma unidade de recebimento de resíduos da Estação Preço de Fábrica na capital paulista. De acordo com uma nota à imprensa, na nova unidade os catadores receberão valores equivalentes aos praticados por empresas recicladoras, sem intermediários.

 

Os trabalhos envolverão ainda a utilização de sistemas digitais para a rastreabilidade dos plásticos PCR que serão encaminhados à reciclagem (blockchain), incluindo o acompanhamento das transações comerciais. 

 

“É fundamental avançar em soluções coletivas que fortaleçam o trabalho dos catadores, tornando a cadeia de reciclagem mais justa e ampliando os benefícios ambientais e sociais da reciclagem”, comentou Juliana Marra, diretora de assuntos corporativos, comunicação e sustentabilidade da Unilever Brasil.



“Ao garantir que os catadores recebam diretamente o preço de fábrica pelos materiais recicláveis, estamos corrigindo uma desigualdade histórica e fortalecendo um elo essencial da cadeia de reciclagem. A ampliação para novos tipos de plásticos aumenta ainda mais o impacto positivo, gerando renda digna, ampliando a reciclagem no Brasil e acelerando a transição para a economia circular”, comentou Rodrigo Oliveira, CEO e co-fundador da Green Mining.


__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Unilever, Green Mining/Divulgação. 

 

Leia mais notícias sobre reciclagem de plásticos:

 

Produção de resinas recicladas pós-consumo aumentou em 2024

 

Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

 

ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva



Mais Notícias CCM



Projeto estimula a conversão de resíduos em novas matérias-primas

O IPT lançou um programa de desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento de materiais PCR.

06/10/2025


Fabricante de embalagens aumenta o uso de PET reciclado na produção

Empresa gaúcha intensifica o uso de PET pós-consumo e da tecnologia multicamadas homologada pela Anvisa na produção de embalagens de alimentos.

06/10/2025


Produção de resinas recicladas pós-consumo aumentou em 2024

Pesquisa encomendada à MaxiQuim pelo Movimento Plástico Transforma traz os índices atualizados da reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil. Também foi utilizada no estudo uma metodologia de rastreamento da reciclagem dos plásticos destinados a bens duráveis, ou seja, plásticos de vida média/longa.

30/09/2025