A Federação Europeia de Fundição (EFF) divulgou o índice European Foundry Industry Sentiment Index (FISI), que expressa os ânimos do mercado de fundição no continente. No mês de agosto último, ele apresentou queda de 1,5 ponto, atingindo 95,1 pontos e seguindo uma tendência de queda (veja gráfico ao lado).

 

O resultado reflete a diminuição na produção de peças fundidas em metais ferrosos e não ferrosos, sendo o aço fundido o único material a registrar uma tendência positiva no mês. Para os próximos meses, a pesquisa aponta que o cenário de baixa deve se manter, acompanhando o desempenho setorial recente.

 

A situação da indústria de fundição reflete o panorama econômico geral da Europa. Estudos recentes mostram que a Zona do Euro, em agosto de 2025, registrou o primeiro aumento de novos pedidos após 15 meses de retração. O índice PMI (Purchasing Managers’ Index) da Zona do Euro subiu em agosto e atingiu o nível de 50,5, o que representa um aumento de 0,7 ponto em relação aos 49,8 registrados no mês de julho de 2025.

 

O PMI é um indicador econômico que mede a atividade mensal dos setores industriais, de fabricação e de serviços de um país. Ele é obtido por meio de pesquisas aplicadas a gerentes de compras, que reportam informações sobre volume de produção, novos pedidos, níveis de emprego, estoques e preços. O PMI varia de 0 a 100, sendo 50 o ponto neutro que representa estabilidade. Valores acima de 50 indicam expansão da atividade econômica, enquanto valores abaixo de 50 sinalizam contração.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


Imagem: EFF


 

Leia também:


Pesquisa em fundição de aço abre caminho para componentes mais seguros

 

Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas


 


 


 


 



Mais Notícias CCM



Acrilys investe em construção de moldes e otimização da produção

A empresa gaúcha está intensificando a otimização de processos produtivos que envolvem a fabricação de moldes para injeção de plásticos. Planos incluem investimentos na matrizaria própria.

23/01/2026


Brasil é tema de estudo sobre o valor econômico da inovação

Um estudo de impacto macroeconômico realizado pelos institutos alemães Fraunhofer IPK e pelo Fraunhofer ISI confirma que a rede nacional de pesquisa do SENAI no Brasil contribui com 0,66% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

19/01/2026


Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Brasil

A Honda vai direcionar investimentos de mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

20/10/2025