Um estudo inédito divulgado pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), em parceria com os ministérios da Integração e do Meio Ambiente, aponta que o Brasil precisará investir cerca de R$ 31,3 bilhões para dar o destino correto aos resíduos sólidos gerados no País.

 

O levantamento, apresentado na abertura da II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL) em Brasília, no último dia 26, também revela que mais de 90 milhões de toneladas de resíduos — incluindo plásticos, vidro, metal, papel, papelão e matéria orgânica — podem ser reciclados anualmente, o que evitaria a emissão de 3,5 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente por ano.

 

O Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Manejo de Resíduos Sólidos, primeira edição desse tipo de estudo, mapeou 544 agrupamentos envolvendo mais de 3.000 municípios, sugerindo soluções intermunicipais que consideram a faixa ótima de produção e custo do tratamento de resíduos. O estudo destaca que, dado que a maioria dos municípios brasileiros tem menos de 50 mil habitantes, é financeiramente inviável que todos tenham soluções individualizadas, justificando a necessidade de consórcios regionais para gerir os resíduos de modo sustentável, promovendo melhorias ambientais e qualidade de vida.

 

Baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), o Atlas enfatiza a importância de parcerias público-privadas como forma eficiente para ampliar a reciclagem e o tratamento correto dos resíduos. Com a valorização de mais de 90 milhões de toneladas de resíduos recicláveis por ano, o País pode avançar significativamente na mitigação de impactos ambientais, reduzindo emissão de gases e promovendo um ambiente ecologicamente equilibrado em todo território nacional.

 

Saiba mais sobre as ações da cadeia de plásticos para reduzir a poluição por resíduos plásticos na seção Sustentabilidade do portal da Plástico Industrial.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

Imagem: Cirsol


 

Leia também:


 

Fracasso nas negociações do Tratado Global dos Plásticos


 

Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

 



Mais Notícias CCM



Alaiab intensifica o combate à poluição por plásticos

Associações da indústria de alimentos e bebidas da América-Latina propuseram estratégias que envolvem o impedimento da destinação incorreta de resíduos plásticos.

26/08/2025


Bracol aumenta o uso de PVC e PU reciclados na produção

A empresa adotou diretrizes de reciclagem de poli(cloreto de vinila) (PVC) e poliuretano (PU) proveniente de processos produtivos, material que passou a ser triturado em suas fábricas e reinserido na fabricação de calçados de segurança.

22/08/2025


Fracasso nas negociações do Tratado Global dos Plásticos

Divergências sobre design de produto, financiamento, produção de plástico virgem e eliminação de químicos tóxicos travam aprovação de um tratado global. Fato torna ainda mais relevante as ações voluntárias de empresas e governos.

19/08/2025