A fabricação de peças por usinagem, normalmente sujeita a limitações impostas pelo desgaste de ferramentas e outras variáveis que comprometem a produtividade, pode passar por um importante avanço com a pesquisa que está em curso no Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramentas e Tecnologias de Conformação (IWU), na Alemanha, onde estão sendo usadas vibrações ultrassônicas para reduzir o atrito das ferramentas com o material a ser trabalhado.

 

No processo chamado VibroCut, pesquisadores da instituição integraram com sucesso vibrações ultrassônicas adicionais aplicadas no suporte da peça-trabalho, na faixa de baixa frequência – até aproximadamente 200 Hz ou na faixa ultrassônica acima de 16.000 Hz – durante o processo de usinagem, melhorando o seu desempenho.

 

Como resultado, problemas de quebra de cavacos durante operações de torneamento foram comprovcadamente evitados, levando ao aumento da disponibilidade de máquina e à maior confiabilidade do processo. O suporte ultrassônico durante a furação, incluindo a sua versão profunda, também contribuiu para reduziu as forças do processo, minimizando o coeficiente de atrito e melhorando o desempenho na remoção de cavacos. Como resultados, houve aumento da produtividade e da vida útil da ferramenta.

 

O Fraunhofer IWU está avançando rapidamente na transferência dessa tecnologia para a indústria. No projeto, os protótipos existentes foram desenvolvidos e convertidos em produtos comercializáveis. A criaçãode um sistema modular e a padronização estão estabelecendo as bases para a entrada do sistema de furação assistido por vibração ultrassônica no mercado.

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: Fraunhofer IWU

 

 

Leia também:

 

Gravomark lança sistema de gravação alaser com visão computacional

 

Broca com ponta intercambiável é indicada para furação de altos volumes

 



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025