A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), lançou na última edição da feira Plástico Brasil um controlador para máquinas injetoras com capacidade para processamento de um grande número de informações de processo.
O novo modelo, da linha iTECH, atua por meio de conexão CAN e SABUS, arquitetura e protocolo que permitem que unidades de controle eletrônicos se comuniquem entre si sem a necessidade de um computador central. Com a comunicação realizada via cabo, de forma segura, é possível expandir a capacidade de troca de dados de forma modular.
Os conjuntos possuem inicialmente módulos de 24 a 48 entradas digitais e de 28 a 48 saídas digitais, e de 4 até 12 entradas e saídas analógicas, mas é possível acrescentar entre 12 e 16 em cada módulo, o que permite ampliar exponencialmente o número de variáveis de processo controladas, as quais podem estar relacionadas tanto às unidades de plastificação e fechamento quanto ao controle de temperatura em sistemas de câmara quente.
Os módulos de expansão permitem o controle de conjuntos de variáveis com lógicas independentes, tendo em vista que a dinâmica do controle térmico é diferente para os sistemas de câmara quente e para as unidades de plastificação de máquinas, por exemplo.
As interfaces homem-máquina (IHM) da Techmation são construídas em frame de alumínio, com telas horizontais de 8, 12 e verticais 15, 17 ou 21 polegadas, com comando por toque de tela (touch screen), seguindo o padrão europeu de controladores. Elas equipam os modelos de injetoras da marca Tsong Cherng, que tem unidade brasileira em São Bernardo do Campo (SP).
Na área de servocomandos, a empresa lançou novos servomotores para uso no acionamento da dosagem de máquinas injetoras, além de drivers para acionamento de dois servomotores.
A Techmation já havia lançado na Plástico Brasil de 2023 um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Techmation
Leia também:
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025