Foi lançada pela BASF uma linha de compostos baseada em polietersulfona (PESU) que pode ser utilizada na fabricação por injeção de peças que requeiram propriedades para a otimização da transmissão de energia elétrica e de dados.

 

Trata-se da blenda Ultrason® D 1010 G6 U40, que apresenta fluidez e propriedades de alta estabilidade elétrica, e proporciona uma redução de 12,5% da temperatura de processamento em comparação com resinas de polietersulfona (PESU) convencionais. Também possui baixa viscosidade, alta resistência térmica e química, assim como alta resistência dielétrica e baixa absorção de água.

 

De acordo com uma nota divulgada à imprensa, a linha Ultrason® D é indicada para a fabricação de peças pequenas e com geometria complexa. Por exemplo, como mostrado na foto ao lado, podem ser produzidas peças com comprimento de fluxo espiral de até 3,5 cm e com espessura de 0,5 mm em temperatura de fusão de 315°C e temperatura do molde de 160°C. 

 

As aplicações abrangem a produção de interruptores, disjuntores e sensores, além de transistores e peças semicondutoras de energia elétrica, tais como soquetes para testes de estabilidade e envelhecimento (burn-in). A BASF ainda recomenda a blenda para fabricação de componentes para Big data e sistemas de propulsão de carros elétricos.

 

“A blenda Ultrason® D abre novas possibilidades para fabricantes de peças para o setor de mobilidade elétrica e de eletroeletrônicos. O material também contribui para uma maior segurança em aplicações que requeiram alta estabilidade sob condições de voltagens e taxas de transmissão de dados elevadas, e em condições operacionais severas”, comentou Kazuhiro Kida, da divisão de desenvolvimento de negócios globais do Ultrason® da BASF.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: BASF/Divulgação.

 

Leia também:

 

Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos

 

Tecnologia de injeção multimateriais passa a integrar o portfólio da Husky

 

#BASF #UltrasonD #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025