Os trocadores de calor aletados são usados em muitos sistemas técnicos, incluindo unidades de ar condicionado e instalações fabris. Radiadores dianteiros e sistemas de resfriamento para baterias no setor automotivo também são aplicações comuns que consomem altos volumes de produção desses componentes normalmente fabricados a partir da conformação de tiras de alumínio.

 

O material base para fabricação das aletas de trocadores de calor é chapa metálica em bobinas ou tiras. Durante o processo de conformação em máquinas para formação de aletas, estruturas complexas com grandes áreas de superfície são criadas para transferir ou absorver calor de forma eficiente.


 

As máquinas de formação de aletas de alto desempenho usam um conjunto de rolos para criar os contornos ondulados, com velocidades que podem atingir até 6,5 m/s. Esses rolos precisam ter uma longa vida útil e por isso normalmente recebem uma camada de óleo lubrificante que evita o atrito com as chapas. Porém, como as aletas são posteriormente soldadas durante a montagem, esse óleo deve ser completamente removido após a conformação.

 

Isso levou a empresa alemã Zeltwanger a criar e lançar no mercado uma unidade especial para aplicação de uma quantidade mínima de lubrificante, que pode ser facilmente removido e favorece a formação de uma junta soldada de boa qualidade. As unidades também são autônomas e podem ser integradas a qualquer máquina de conformação de aletas para trocadores de calor.

 

O conceito da unidade consiste em dois bicos atomizadores ajustáveis (foto ao lado) que pulverizam o material da bobina de ambos os lados. O sistema é pré-ajustado levando em conta a viscosidade e a densidade do óleo, e também a largura da pulverização. A quantidade de óleo a ser disponibilizada é determinada com base na largura da bobina armazenada e na velocidade necessária para garantir um revestimento uniforme e manter o consumo eficiente.


 

 

A nova unidade de lubrificação da ZELTWANGER pulveriza a tira de metal com uma quantidade precisamente controlada de óleo antes do processo de conformação. Por ser autônoma, pode ser instalada como parte do projeto de retrofitting de máquinas.


 

A unidade pode ser preenchida manualmente usando um funil, por meio de uma bomba de tambor elétrica com um engate rápido sem gotejamento ou por meio de uma tubulação pré-existente. Em todos os casos, o reabastecimento pode ser feito durante a produção sem a necessidade de parar a máquina. O óleo é transportado por uma bomba mecânica, que impede a formação de névoa, reduzindo o consumo deste insumo.

 

A unidade de lubrificação também pode ser usada para materiais como aço inoxidável ou cobre. Os parâmetros relevantes podem ser facilmente ajustados via HMI (Interface Homem-Máquina). A integração em máquinas de soldagem de tubos também é possível.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagens: Zeltwanger


 

 

Leia também:


 

Böllhof aprimora o processo clinching para fixação de chapas


 

Cores e efeito 3D nas fachadas de metal


 



Mais Notícias CCM



Parceria entre Abimetal-Sicetel e Ipem-SP vai criar laboratório para produtos metálicos

A iniciativa busca garantir maior precisão regulatória, rastreabilidade e segurança para a cadeia de processamento do aço no País.

01/06/2026


Sistema de monitoramento de robôs industriais chega ao mercado

Foi lançado pela Yaskawa Motoman no Brasil o Checkbot, ferramenta que reúne recursos para supervisão de robôs desenvolvida por uma empresa da República Tcheca.

01/06/2026


CERTI e ABENDI juntas promoverão a inovação e a confiabilidade na indústria

Aliança estratégica busca aproximar a pesquisa aplicada das demandas reais de empresas do setor metal mecânico, promovendo a capacitação técnica e tornando mais confiáveis os seus produtos e processos.

01/06/2026