A alemã RAS, fabricante de prensas dobradeiras, desenvolveu um sistema ergonômico de fixação de ferramentas para dobradeiras, que simplifica o seu manuseio.

 

O Tool Support (foto) está disponível para os modelos XLTbend e MEGAbend de máquinas da empresa, as quais são indicadas para o dobramento de peças de grandes dimensões.

 

O suporte permite o manuseio sem esforço de sistemas de fixação de ferramentas de até 300 mm (XLTbend) e 400 mm (MEGAbend) para a produção de gabinetes ou caixas metálicas de grande altura, mesmo com chapas espessas.

 

O sistema auxilia no posicionamento das ferramentas ergonomicamente, de maneira a equilibrar o seu peso durante a fixação ou armazenamento no compartimento integrado da máquina. A grande vantagem, porém, é a redução do esforço físico dos operadores durante o manuseio de ferramentas grandes e pesadas, reduzindo o risco de lesões durante o trabalho.

 

 

_______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________

 

 

 

 

Imagem: RAS

 

 

Leia também:

 

Gerdau lança chapas grossas que podem ser cortadas a laser

 

Equipamentos de sinalização para máquinas industriais

 



Mais Notícias CCM



Acordo entre empresas vai melhorar a manutenção nas refinarias de petróleo

A Hypertherm e a Engeman formaram parceria para aumentar o uso da tecnologia de corte a plasma na manutenção de plataformas de petróleo e refinarias.

14/09/2026


Ensaio acústico permite inspeção não destrutiva de cordões de solda

Pesquisa do Instituto Fraunhofer IDMT utiliza análise de ruído aéreo para detectar falhas operacionais e monitorar desgaste de ferramentas em tempo real.

04/09/2026


Kuka apresenta novos recursos para processos robotizados

A empresa desenvolveu uma plataforma que facilita a execução de processos do chão de fábrica e recebeu certificação em cibersegurança.

03/09/2026