Corrigir problemas na máquina antes que eles afetem a produção é o objetivo do sistema de diagnóstico
remoto de máquina adotado pela Trumpf e exibido durante a última edição da feira Euroblech, ocorrido em outubro do ano passado, na Alemanha. Dentre as vantagens do uso da tecnologia estão a menor ocorrência de paradas desnecessárias e de perda de materiais, com o consequente aumento da disponibilidade contínua e da produtividade do maquinário.
O novo recurso digital está disponível para as máquinas desenvolvidas pela empresa e permite que os técnicos analisem as condições do equipamento em operação, de forma confiável e, acima de tudo, remotamente, levando em conta dados que anteriormente não eram detectáveis, tais como o estado de sensores.
A própria máquina realiza as medições necessárias de forma independente e regular, gerando dados que são verificados pelos especialistas da Trumpf em busca de padrões de erros específicos que indiquem comportamento incomum. Para isso, os dados são comparados com indicadores e valores limites definidos por meio de algoritmos de busca automática, técnicas avançadas de inteligência artificial que automatizam o processo de seleção e otimização de modelos de aprendizagem de máquina.
“Se, por exemplo, os componentes do eixo da máquina se desgastam devido a sujeira ou tensão, isso terá um impacto negativo no resultado da produção a longo prazo”, explicou Stefanie Rieker, gerente de produto da Trumpf. “Com o diagnóstico das máquinas, agora podemos evitar esses casos, porque podemos registrar e, acima de tudo, interpretar os dados relevantes. Se houver alguma anormalidade, reagimos imediatamente e entramos em contato com o cliente com recomendações de ação apropriadas”, concluiu.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Trumpf
Leia também:
Mais Notícias CCM
Empresa de Minas Gerais comercializa linhas de inversores de solda.
27/10/2025
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025