Pequenas e médias empresas do setor de manufatura, e, inclusive, da área de usinagem, podem receber consultoria do SENAI para a implementação de tecnologias relacionadas à Indústria 4.0 e a criação de estratégias voltadas para o aumento da produtividade.

 

Essa também é a premissa do Sebrae, que é uma das instituições que estão à frente do programa Brasil Mais Produtivo, a partir do qual, em 2024, foram realizados mais de 6,5 mil atendimentos a empresas de pequeno e médio porte.

Os trabalhos realizados no ano passado envolveram consultoria e acompanhamento de projetos sobre manufatura enxuta, transformação digital e eficiência energética em fábricas. Para este ano, o SENAI prevê 10,8 mil atendimentos e os temas mencionados acima continuarão a fazer parte da pasta de projetos. Além disso, serão realizados treinamentos para profissionais de diferentes departamentos. 

 

Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI, comentou: “Com o apoio técnico do SENAI e do Sebrae, as micro, pequenas e médias indústrias podem implementar ações de baixo custo e alto impacto na gestão e no processo produtivo, utilizando consultorias especializadas e trilhas de aperfeiçoamento profis­sional em manufatura enxuta, eficiência energética e transformação digital”. 

 

As empresas podem obter mais informações nesta página e fazer o cadastro aqui. A Indústria 4.0 é tema da seção de mesmo nome que você encontra em nosso site, e também na edição digital da Máquinas e Metais.   

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Pressfoto, Freepik.

 

Você também pode gostar:

 

Demanda estável e necessidade de investir

 

Gestão industrial e tecnologia são temas de mestrado e doutorado

 

#SENAI #Sebrae #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Curso do SENAI vai abordar operação de centro de usinagem CNC

Novo curso presencial do SENAI Campinas será realizado a partir de março e terá como tema central a operação de centros de usinagem CNC.

02/03/2026


Tecnologia de retificação será tema de feira internacional

A associação alemã VDW vai realizar em maio, em Stuttgart, a nova edição do GrindingHub, um evento que reunirá empresas desenvolvedoras de tecnologia para a retificação de peças metálicas.

12/02/2026


Congresso sobre inovação da indústria será realizado em SP

Evento que acontece em março terá como temas soluções brasileiras em circularidade, transição digital e inteligência artificial na indústria.

19/02/2026