Em sessão plenária no final de 2024, o Parlamento Europeu adotou a versão final do documento que regulamenta a destinação dos resíduos provenientes do uso de embalagens, o Packaging and Packaging Waste Regulation (PPWR). O texto já havia sido aprovado em abril de 2024 e representa um importante passo na política ambiental e na gestão de resíduos na União Europeia (UE), com reflexos em todos os países que mantêm relações comerciais com o continente europeu, o que inclui o Brasil.

 

O PPWR visa primordialmente harmonizar a regulamentação de embalagens na União Europeia, fomentar a economia circular, reduzir o desperdício de embalagens e resíduos de embalagens, aumentar as taxas de reciclagem, tornar todas as embalagens reutilizáveis ou recicláveis de forma economicamente viável até 2030 e estabelecer as seguintes metas de redução de resíduos de embalagens: 5% até 2030, 10% até 2035 e 15% até 2040 (em comparação com os níveis de 2018).

 

Outros objetivos da política expressa pelo documento são promover sistemas de embalagens reutilizáveis, reduzir o uso de materiais em excesso e espaços vazios nas embalagens, estabelecer padrões mínimos para a reciclabilidade das embalagens, aumentar o uso de materiais reciclados em determinadas embalagens – especialmente as de plástico – e implementar um sistema de rotulagem padronizado em toda a UE para melhorar a separação e reciclagem de resíduos.

 

A regulamentação aborda de forma abrangente os desafios ambientais relacionados às embalagens e seus resíduos, alinhando-se com as políticas ambientais mais amplas da União Europeia, a exemplo do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

 

Mais informações sobre a legislação europeia para o gerenciamento de resíduos de embalagens podem ser encontradas aqui.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também:

 

Garrafas de PET para vinho ganham espaço na Europa

 

ABNT anuncia atualização de norma para resíduos sólidos

 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Lindner inaugura subsidiária LATAM em São Paulo

A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025