A empresa Plastiweber, com unidade na cidade de Feliz (RS), desenvolveu uma rede de coleta de resíduos plásticos pós-consumo no Estado gaúcho que agora está presente em 91 dos seus municípios. 

 

Trata-se de um programa chamado Naturecycle, que incentiva a reciclagem de materiais provenientes de embalagens, por exemplo, para que a matéria-prima obtida a partir daí seja usada na fabricação de novos produtos.

As embalagens feitas com resinas recicladas são certificadas. Elas são produzidas com plásticos recolhidos por cooperativas, empresas e instituições de ensino credenciadas. De acordo com informações fornecidas à imprensa, o volume de embalagens reaproveitadas por meio deste programa é maior que 106 milhões de unidades, ao passo que as ações realizadas até agora contribuíram para evitar o descarte incorreto de mais de 2.200 toneladas de plástico.

 

O Naturecycle também tem como um de seus pilares o direcionamento dos recursos obtidos pelas ações a ele ligadas para projetos socioambientais conduzidos pelas empresas e instituições parceiras. Entre elas estão a Ambev, Orquídea Alimentos, Adimax, Cia Canoinhas, Madesa e ADB Alimentos.

 

Moisés Weber, CEO da Plastiweber, comentou mais sobre o programa: “a cadeia circular que temos hoje é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de anos. Com a execução do projeto conseguimos aliar a reintrodução dos resíduos plásticos como insumos em novas cadeias produtivas e a responsabilidade ambiental. Ele concluiu dizendo que o objetivo da Plastiweber é “estar cada vez mais próxima da população do nosso estado, impactando positivamente a vida das pessoas, promovendo a conscientização sobre a destinação correta de resíduos e a economia circular”.

 

 

Ações paralelas de cooperativas e escolas

 

O escopo do programa Naturecycle, como mostra o gráfico abaixo, abrange outras ações organizadas e realizadas por cooperativas de reciclagem, empresas e escolas. Uma delas se chama “Resíduos pela vida”, que consiste em trabalhos centrados na conscientização sobre o descarte correto de resíduos plásticos, visando orientar a população para que os materiais pós-uso/pós-consumo sejam depositados em pontos de coleta credenciados.

 


 

 

Há também o programa “Cooperativa + Circular”, que é voltado para a capacitação de equipes que atuam em cooperativas de reciclagem, do qual participam entidades dessa área presentes em seis municípios do Rio Grande do Sul. Uma delas é a Associação Belo Horizonte, presidida por Tiago Pavelski. Ele comentou mais sobre este assunto: “o treinamento fornecido permite que nossa atuação se amplie em escala, além de transformar nossa forma de agir e pensar no que tange à reciclagem de resíduos plásticos”. 


Outro programa ligado ao Naturecycle é o “Escola Sustentável”. Este tem como foco a conscientização de crianças e adolescentes sobre o descarte correto de resíduos, a economia circular e a educação ambiental. Participam deste programa 96 colégios presentes em 24 cidades gaúchas, e graças a ele, cerca de 70 toneladas de resíduos plásticos foram reinseridas na cadeia produtiva de resinas.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Plastiweber.

 

Imagens: Plastiweber, Naturecycle/Divulgação.

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Método determina a necessidade de readitivação dos plásticos reciclados

 

Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

 

WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos

 

#Plastiweber #Naturecycle #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024