Um laboratório voltado para a capacitação de profissionais em cibersegurança foi inaugurado em São Paulo (SP) a partir de uma parceria formada entre a Kaspersky, empresa especializada em proteção de sistemas digitais com matriz na Rússia e filial brasileira em São Paulo (SP), e o Centro Universitário FIAP, também situado na capital paulista.

 

O centro de capacitação conta atualmente com trinta computadores e seis servidores. Segundo informações das partes envolvidas, na unidade serão realizadas aulas práticas sobre as tecnologias desenvolvidas para a proteção de sistemas digitais industriais, bem como a respeito dos princípios da cibersegurança e da indústria 4.0.

 

Estão previstas aulas em que os participantes poderão ter acesso ao suíte Industrial CyberSecurity, um conjunto de recursos digitais desenvolvido pela Kaspersky, incluindo o uso de tecnologia presente em parques fabris conectados a plataformas virtuais, tais como painéis para operações industrial, estações de trabalho e sistemas de monitoramento de rede.

 

Essa iniciativa tem como premissa aumentar a quantidade de equipes profissionais que atuem no setor de cibersegurança no Brasil, conforme comentou Eugene Kaspersky, CEO da companhia especializada nesta área, que também mencionou alguns motivos que levaram a essa decisão: “a abertura de um centro especializado em cibersegurança industrial em São Paulo junto com o FIAP tem como objetivo aprimorar a educação em tecnologia da informação e o conhecimento necessário para proteger sistemas industriais e de infraestrutura crítica. Como as ciberameaças estão em constante evolução, é importante unirmos forças para encontrarmos talentos nesta área”.

 

Já Rafael Silva, coordenador acadêmico da graduação em defesa cibernética do FIAP, salientou a importância da formação de especialistas em proteção de sistemas digitais conectados ao chão de fábrica: “é diferente quando se fala de segurança nos computadores de uma casa, de um celular ou de uma rede industrial. Quando se trata de sistemas digitais industriais, em que cada minuto de inatividade ou cada erro é crítico, a não interrupção das operações tem prioridade máxima. É isso que diferencia a cibersegurança nas indústrias e em outros domínios, e torna o trabalho do fornecedor de sistemas de segurança tão importante”.

 

O contato com as instituições fundadoras do laboratório pode ser feito pelo telefone (11) 4280-1770 e pelo endereço eletrônico www.fiap.com.br.  



 

Imagens: Eugene Kaspersky/Divulgação e Pixabay


 

Leia também:

 

Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

 

NR-12 no metaverso, treinamento em realidade virtual

 

Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico

 

#FIAP #Kaspersky #Cibersegurança #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024