Desmontar e reciclar pás eólicas ao fim de sua vida útil, para reaproveitar materiais poliméricos provenientes delas e aplicá-los em outras áreas como a indústria automotiva e construção civil, por exemplo, é a premissa de um projeto coordenado pelo instituto espanhol Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico.
Trata-se do projeto Rewind – Desmantelamiento eficiente, reutilización y reciclaje para aumentar la circularidad de los sistemas de energía eólica al final de su vida útil (ou, em tradução livre para o português, “Desmontagem, reutilização e reciclagem eficientes para aumentar a circularidade dos sistemas de energia eólica em fim de vida”) –, pelo qual também estão em andamento trabalhos envolvendo o desenvolvimento de tecnologias e processos para a reciclagem de pás eólicas.
Esse programa, de acordo com informações divulgadas à imprensa, envolve processos de reciclagem química e térmica. Métodos de pirólise e solvólise assistida por catálise serão desenvolvidos para reduzir a temperatura e o tempo de processamento dos materiais.
O primeiro passo é a desmontagem das pás eólicas, fase em que as peças e outros componentes presentes em torres eólicas são submetidos à inspeção para verificação de suas condições. Dependendo do seu estado, as peças que serão recicladas poderão dar origem a materiais destinados tanto à fabricação de novas peças para pás e torres eólicas.
Os planos do Aimplas é estender os trabalhos de reciclagem para o reaproveitamento de materiais compósitos presentes em pás eólicas que compõem torres implantadas em ambientes terrestres e marítimos. Isso inclui estudos que visam ao uso de materiais reciclados na fabricação de turbinas eólicas.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Aimplas/Divulgação.
Acompanhe mais trabalhos que envolvem a reciclagem de plásticos:
Pesquisadores convertem microplásticos em grafeno
Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.
#Aimplas #Rewind #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
O Sindiplast encomendou uma pesquisa à Nexus onde foi apontado que 61% dos entrevistados consideram impossível evitar o uso de embalagens plásticas.
09/09/2025
Relatório de sustentabilidade da empresa apontou que o volume de embalagens de poliestireno expandido (EPS) recicladas já ultrapassa os 51 milhões de quilos.
09/09/2025
Estudo divulgado esta semana na II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento aponta os custos de uma iniciativa nacional para o gerenciamento eficiente de resíduos sólidos.
26/08/2025