A Horn (Alemanha) desenvolveu a ferramenta 105 Supermini, com a proposta de evitar a formação de cavacos longos, que constituem um dos maiores desafios na usinagem interna. Dependendo do material, o mandrilamento geralmente resulta em fitas que obstruem os furos, se enrolam na ferramenta e, na pior das hipóteses, levam à sua quebra.

 

A ferramenta foi projetada de modo a guiar e moldar o cavaco e favorecer a sua quebra. Obtida pelo processo de sinterização, ela possui geometria da aresta de corte que se estende até o raio do canto da pastilha, de modo a garantir o controle de cavacos mesmo com taxas de avanço pequenas.

 

Além da geometria, a Horn aprimorou os blanques de metal duro das pastilhas para terem maior rigidez e uma aresta de corte mais estável. A nova pastilha é compatível com vários tipos de porta-ferramentas e é adequada para execução de furos com diâmetro a partir de 6 mm, podendo ser adaptado para inúmeras operações de usinagem, incluindo mandrilamento, torneamento de perfis, canais internos, rosqueamento, furação e brochamento de canais.

 

As ferramentas da Horn são comercializadas no Brasil pela Boehlerit, de Barueri (SP).


 

Na seção Tecnologia em nosso site você encontrará informações sobre outras pesquisas que têm a usinagem como tema central.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


Imagem: Horn Group


 

Leia também:

 

Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem


Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente


 


 



Mais Notícias PI



Molde para fundição sob pressão de peças grandes é impresso em 3D

Uma ferramenta para fundição sob pressão de peças de grande volume foi desenvolvida por um consórcio de pesquisa usando o processo de fusão a laser em leito de pó e uma liga metálica em pó especialmente desenvolvida para este fim.

22/09/2025


Usinagem robotizada e retificação de precisão

A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.

25/08/2025


A inteligência artificial na estratégia de usinagem

A Spanflug Technologies apresentará na EMO 2025 a nova geração do software Spanflug MAKE, agora equipado com “inteligência de usinagem”, que combina inteligência artificial, automação e dados digitais para otimizar custos, tempos e estratégias de produção na usinagem CNC.

22/08/2025