Passou a integrar o portfólio da Hexagon, com matriz na Suécia e subsidiária em São Paulo (SP), o escâner 3D portátil Marvelscan (foto). Ele pode ser usado em movimento para produzir cópias digitais de peças metálicas fabricadas por corte e conformação de chapas e em trabalhos que envolvam a inspeção de ferramentas para estampagem, por exemplo.
O escâner conta com uma terceira câmera que permite o escaneamento de peças sem que sejam aplicados adesivos, chamados de targets, na superfície delas. Neste sentido, os clientes, se assim desejarem, podem aplicar as targets em paredes ou painéis próximos ao local onde será executada a operação.
A taxa de medição do equipamento é de 900.000 pontos por segundo e 2,1 milhões de pontos por segundo (Fine e Stander, respectivamente), resolução de até 0,02 mm, profundidade de campo de 150 e 450 mm, também dependendo do modo Fine ou Stander, assim como área de digitalização de 600 x 550 mm.
A temperatura de operação do modelo, de acordo com a recomendação da empresa, é de -10 a 40ºC. A exatidão do escâner é especificada da seguinte maneira: 0,02 + 0,04 mm/m, com o uso de adesivos, e 0,05 + 0,02 mm/m, sem o uso de adesivos. Outras especificações podem ser consultadas junto à companhia.
_______________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Hexagon/Divulgação.
Conheça mais tecnologias para o setor metal mecânico:
Inteligência artificial em máquinas a laser
Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente
#Hexagon #CorteConformaçãoMetais #Escâner3D
Mais Notícias PI
O software para fabricação a partir de chapas vai receber atualizações que serão demonstradas em duas feiras internacionais.
15/09/2025
Treinamento com formato híbrido terá início em novembro de 2025 e a Universidade Federal do Paraná também está programando turmas para 2026.
15/09/2025
Representada pela Oxipira, a Microstep passou a integrar um projeto de desenvolvimento de recursos tecnológicos aplicados à manufatura na indústria metal mecânica que inclui manutenção preventiva e otimização de processos.
15/09/2025