No parque industrial do Grupo Açotubo, situado em Guarulhos (SP), foi instalado um novo equipamento para desbobinamento de chapas. Em um primeiro momento, ele passou a ser utilizado para a alimentação de máquinas de corte transversal de aço inoxidável, em processos que envolvem a aplicação de poli(cloreto de vinila) (PVC).

A aquisição do equipamento para desbobinamento de chapas metálicas faz parte das estratégias de investimento da empresa para 2024. Neste sentido, segundo Willians Cintra, gerente nacional de produtos e inteligência de mercado da Açotubo, programas de incentivo ao setor automotivo lançados recentemente – investimento de R$ 125 bilhões em montadoras do País, conforme anunciado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), por exemplo – são fatores que indicam um aumento da demanda por aços na indústria de veículos brasileira. E que são levados em conta no desenvolvimento de estratégias da companhia.

 

Willians comentou mais sobre este tema, salientando outros fatores que podem contribuir para o aumento da demanda por chapas de aço no setor automotivo como, por exemplo, as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul: “Tanto para a recuperação de veículos danificados pelas enchentes, quanto para abastecer as montadoras na renovação da frota, por exemplo, o mercado de construção mecânica e o setor automotivo, incluindo montadoras de veículos leves e pesados, assim como fabricantes de implementos rodoviários, entre outras áreas relacionadas, podem representar em 2024 até 30% do mercado de construção mecânica da Açotubo”.

 

Também atenta à demanda por tubos de aço nos setores mencionados acima, a empresa pretende produzir 70 mil toneladas de tubos este ano. Esta é uma das estratégias que envolve uma joint venture da Açotubo com a fabricante francesa de tubos sem costura Vallourec, que teve início em 2021.

______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Grupo Açotubo.

 

Você também pode gostar:

 

Máquinas para corte a laser é lançamento da Megaplasma 

 

Investimento em corte a laser e dobra de tubos na Tabano

 

#Açotubo #CorteConformaçãoMetais #Investimento



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026