A Delta Ultrassons (Diadema, SP) divulgou durante a última edição da Feimec a atualização das suas cabines de limpeza de peças metálicas por ultrassom, incluindo as produzidas por usinagem.
Os novos modelos passaram a extrair partículas contaminantes na faixa de 5 mícrons, além de calcular o seu volume e usar esses dados na emissão de laudos de descontaminação.
O modelo Compacto Clean 930 (foto), por exemplo, conta com interface homem-máquina (IHM) e é composto por tanques com capacidades de 40 a 200 litros, sistema de ajuste de temperatura variável entre 20 e 80 °C e ajuste do tempo de ação do ultrassom na faixa de 1 a 99 minutos.
O ultrassom é gerado e aplicado em frequências que variam de 25 a 120 kHz, promovendo a remoção das partículas, que ficam retidas em uma membrana. Para fins de análise de sujidades, esta membrana é seca e avaliada, permitindo a emissão de laudos de comprovação do procedimento de limpeza.
De acordo com Aslan Santos, gerente comercial da Delta, a faixa de 5 mícrons é considerada adequada para o atendimento de requisitos de qualidade praticados na indústria automobilística, médica e na limpeza de moldes com acabamento espelhado. No caso da indústria automobilística, a limpeza técnica é um requisito de qualidade dos componentes, devendo atender à norma ISO 1632, relacionada à limpeza de componentes em contato com fluidos.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Delta Ultrassons
Leia também:
SolidCAM amplia atuação no mercado brasileiro
Comando numérico em novo modelo chega ao mercado
Mais Notícias PI
Uma ferramenta para fundição sob pressão de peças de grande volume foi desenvolvida por um consórcio de pesquisa usando o processo de fusão a laser em leito de pó e uma liga metálica em pó especialmente desenvolvida para este fim.
22/09/2025
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025
A Spanflug Technologies apresentará na EMO 2025 a nova geração do software Spanflug MAKE, agora equipado com “inteligência de usinagem”, que combina inteligência artificial, automação e dados digitais para otimizar custos, tempos e estratégias de produção na usinagem CNC.
22/08/2025