A Quimatic Tapmatic (São Paulo, SP) anunciou o relançamento do Quimatic Limpa Latão, uma formulação destinada a desoxidar e limpar os chamados metais amarelos (cobre, latão e bronze). O produto, destinado à limpeza de barramentos, componentes de válvulas e demais usos industriais, agora está disponível em versão à base d’água, ambientalmente correta.

De acordo com a empresa, o produto à base de água é fabricado com potentes ácidos de origem orgânica, sendo isento de substâncias corrosivas como cromo e seus derivados, e também de compostos orgânicos voláteis (VOCs). Devido a essas características, conserva as propriedades e o brilho originais do metal, ao mesmo tempo em que não oferece riscos à saúde do usuário ou ao meio ambiente.

 

O Quimatic Limpa Latão é notificado na ANVISA e também é adequado para empresas que possuem sistemas de gestão SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança), atendendo às exigências ambientais e de saúde e segurança,

 

Limpeza necessária

 

De acordo com a fabricante de especialidades químicas, a falta de cuidado com os metais amarelos pode levar a uma série de prejuízos, tais como perdas na condutividade elétrica de conectores e barramentos, redução da transmissão de calor em serpentinas, evaporadores e condensadores, e até a falhas como trincas e furos em tubulações utilizadas para a passagem de líquidos ou gases.

 

A empresa alerta que os metais amarelos devem ser desoxidados e limpos adequadamente, sempre com os equipamentos desligados, para assim impedir ou frear o processo de oxidação e restaurar a condutividade elétrica e de calor das instalações.

 

“Mas é importante que a limpeza e desoxidação seja feita com produtos que não agridam a superfície do metal, não façam mal à saúde do colaboradore também não causem danos ao meio ambiente”, ressalta Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic.

 

Segundo o profissional, produtos de limpeza agressivos, como decapantes ácidos ou desengraxantes extremamente alcalinos, bem como desengraxantes e produtos de limpeza comuns, desgastam os metais amarelos, diminuindo sua condutividade ao mesmo tempo em que prejudicam sua aparência.

 

 _______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________



 

Imagem: Quimatitc Tapmatic

 

 

Leia também:

 

Bases para estampos e componentes

 

Equipamento recupera tinta de processos de pintura a pó

 

 

#QuimatcTapmatic



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026