A fabricante suíça de tampas e embalagens assépticas SIG Combibloc inaugurou a Casa So+ma, um ponto para recebimento de materiais recicláveis idealizado pelo programa So+ma Vantagens, que reverte a doação desses materiais em pontos para o consumidor, que pode trocá-los por descontos em compras, cursos e serviços.
Em linhas gerais, a Casa So+ma recém-implantada em Curitiba (PR) funciona como um local onde os consumidores levam os seus resíduos pré-triados, os quais são pesados e revertidos em pontos que são acumulados no Programa So+ma Vantagens. O material coletado é doado para uma cooperativa de catadores. Para cada tipo de resíduo (papel, alumínio, embalagem longa vida, vidro, eletrônicos, óleo de cozinha, e claro, plásticos) há uma pontuação diferente.
Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas, dentre elas, cursos de aprimoramento profissional (fotografia, negócios, culinária, moda, beleza e outros), ou ainda, usados para obter descontos em supermercados, experiências culturais, alimentação ou na compra de óculos de grau.
Segundo Isabela De Marchi, executiva da área de sustentabilidade da SIG, o objetivo do projeto é influenciar a mudança de hábito dos cidadãos em relação à reciclagem. Para a empresa, ele é um elo importante da cadeia de reciclagem e precisa estar instruído e sensibilizado para fazê-lo da forma correta. Desde sua inauguração, a unidade da capital paranaense recuperou mais de 11 toneladas de resíduos e cerca de 154 famílias foram cadastradas.
#reciclagem #sustentabilidade #plasticopordesconto #economiacircular
Mais Notícias PI
Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.
20/01/2026
O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.
20/01/2026
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025