A fabricante suíça de tampas e embalagens assépticas SIG Combibloc inaugurou a Casa So+ma, um ponto para recebimento de materiais recicláveis idealizado pelo programa So+ma Vantagens, que reverte a doação desses materiais em pontos para o consumidor, que pode trocá-los por descontos em compras, cursos e serviços.

 

Em linhas gerais, a Casa So+ma recém-implantada em Curitiba (PR) funciona como um local onde os consumidores levam os seus resíduos pré-triados, os quais são pesados e revertidos em pontos que são acumulados no Programa So+ma Vantagens. O material coletado é doado para uma cooperativa de catadores. Para cada tipo de resíduo (papel, alumínio, embalagem longa vida, vidro, eletrônicos, óleo de cozinha, e claro, plásticos) há uma pontuação diferente.

 

Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas, dentre elas, cursos de aprimoramento profissional (fotografia, negócios, culinária, moda, beleza e outros), ou ainda, usados para obter descontos em supermercados, experiências culturais, alimentação ou na compra de óculos de grau.

 

Segundo Isabela De Marchi, executiva da área de sustentabilidade da SIG, o objetivo do projeto é influenciar a mudança de hábito dos cidadãos em relação à reciclagem. Para a empresa, ele é um elo importante da cadeia de reciclagem e precisa estar instruído e sensibilizado para fazê-lo da forma correta. Desde sua inauguração, a unidade da capital paranaense recuperou mais de 11 toneladas de resíduos e cerca de 154 famílias foram cadastradas.

 

#reciclagem #sustentabilidade #plasticopordesconto #economiacircular



Mais Notícias PI



Reciclagem de tampas plásticas movimenta negócios e trabalhos sociais

Programa socioambiental dá sequência à coleta e comercialização de tampas de embalagens feitas em termoplásticos durante a atual crise sanitária visando ampliar parcerias.

23/07/2020


Coalizão para a reciclagem de PP

Instituições e empresas dos Estados Unidos lançam movimento que visa aumentar os índices de reciclagem do polipropileno, material que ainda é pouco reaproveitado.

08/07/2020


inpEV disponibiliza relatório de sustentabilidade gratuitamente

Estudo traz informações atualizadas sobre iniciativas nos ramos de logística reversa e reciclagem de embalagens e tampas plásticas. Aborda também ações que visam à conscientização acerca da higienização e descarte corretos de produtos pós-uso.

01/07/2020