A fabricante suíça de tampas e embalagens assépticas SIG Combibloc inaugurou a Casa So+ma, um ponto para recebimento de materiais recicláveis idealizado pelo programa So+ma Vantagens, que reverte a doação desses materiais em pontos para o consumidor, que pode trocá-los por descontos em compras, cursos e serviços.

 

Em linhas gerais, a Casa So+ma recém-implantada em Curitiba (PR) funciona como um local onde os consumidores levam os seus resíduos pré-triados, os quais são pesados e revertidos em pontos que são acumulados no Programa So+ma Vantagens. O material coletado é doado para uma cooperativa de catadores. Para cada tipo de resíduo (papel, alumínio, embalagem longa vida, vidro, eletrônicos, óleo de cozinha, e claro, plásticos) há uma pontuação diferente.

 

Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas, dentre elas, cursos de aprimoramento profissional (fotografia, negócios, culinária, moda, beleza e outros), ou ainda, usados para obter descontos em supermercados, experiências culturais, alimentação ou na compra de óculos de grau.

 

Segundo Isabela De Marchi, executiva da área de sustentabilidade da SIG, o objetivo do projeto é influenciar a mudança de hábito dos cidadãos em relação à reciclagem. Para a empresa, ele é um elo importante da cadeia de reciclagem e precisa estar instruído e sensibilizado para fazê-lo da forma correta. Desde sua inauguração, a unidade da capital paranaense recuperou mais de 11 toneladas de resíduos e cerca de 154 famílias foram cadastradas.

 

#reciclagem #sustentabilidade #plasticopordesconto #economiacircular



Mais Notícias PI



Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024