A fabricante suíça de tampas e embalagens assépticas SIG Combibloc inaugurou a Casa So+ma, um ponto para recebimento de materiais recicláveis idealizado pelo programa So+ma Vantagens, que reverte a doação desses materiais em pontos para o consumidor, que pode trocá-los por descontos em compras, cursos e serviços.
Em linhas gerais, a Casa So+ma recém-implantada em Curitiba (PR) funciona como um local onde os consumidores levam os seus resíduos pré-triados, os quais são pesados e revertidos em pontos que são acumulados no Programa So+ma Vantagens. O material coletado é doado para uma cooperativa de catadores. Para cada tipo de resíduo (papel, alumínio, embalagem longa vida, vidro, eletrônicos, óleo de cozinha, e claro, plásticos) há uma pontuação diferente.
Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas, dentre elas, cursos de aprimoramento profissional (fotografia, negócios, culinária, moda, beleza e outros), ou ainda, usados para obter descontos em supermercados, experiências culturais, alimentação ou na compra de óculos de grau.
Segundo Isabela De Marchi, executiva da área de sustentabilidade da SIG, o objetivo do projeto é influenciar a mudança de hábito dos cidadãos em relação à reciclagem. Para a empresa, ele é um elo importante da cadeia de reciclagem e precisa estar instruído e sensibilizado para fazê-lo da forma correta. Desde sua inauguração, a unidade da capital paranaense recuperou mais de 11 toneladas de resíduos e cerca de 154 famílias foram cadastradas.
#reciclagem #sustentabilidade #plasticopordesconto #economiacircular
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
Processo desenvolvido por pesquisadores japoneses atua também na seleção do PET em meio a outros tipos de plásticos e resíduos.
01/12/2025
Versão atualizada da norma contribui para a o avanço da economia circular no setor de plásticos e pode ser modelo para uma iniciativa brasileira.
18/11/2025