O SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria e o IPEM/SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo formaram um consórcio que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em micro e pequenas indústrias.
Foi anunciada pelas partes envolvidas a assinatura de um protocolo de intenções, as quais, a partir daí, vão atuar juntas na realização de ações e programas para promover o desenvolvimento de, por exemplo, projetos para plantas industriais, infraestrutura, sistemas produtivos e serviços, além de pesquisa científica. Alguns dos tópicos desse acordo consistem na definição de esforços conjuntos, elaboração do plano de trabalho e criação de agenda para reuniões e eventos.
De acordo com informações fornecidas à imprensa, uma pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha indicou que o principal desafio enfrentado por 34% das pequenas indústrias no que tange ao investimento em desenvolvimento tecnológico é a indisponibilidade de recursos financeiros. Já a ausência de mão de obra capacitada é o principal gargalo enfrentado por 18% das empresas que participaram do levantamento, enquanto as incertezas sobre o retorno de investimentos são consideradas a maior preocupação para 11% delas.
O superintendente do IPEM/SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, comentou: “Buscamos compreender os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e assim nos posicionar como um ponto de apoio. Estamos expandindo nossos laboratórios com o objetivo de auxiliar essa categoria a alcançar uma maior competitividade.
O presidente do SIMPI, Joseph Couri, disse que o consórcio tem como premissa “fortalecer a categoria e aprimorar os padrões e as normas técnicas, garantindo produtos e serviços de alta qualidade, proporcionando assim benefícios tangíveis para nossos associados e para o Estado”.
Imagem: Rawpixel.com, Freepik.
___________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Leia também:
Circularidade dos plásticos. O que esperar depois dos desafios de 2023
Soluções matemáticas para problemas industriais
#SIMPI IPEMSP #PlásticoIndustrial #PequenasIndústrias
Mais Notícias PI
Tornar o software de engenharia acessível para o técnico resulta diretamente em aumento da produtividade. Este é um avanço estratégico para a competitividade do setor.
24/04/2025
Embaixador do Movimento Circular faz considerações sobre a Lei 15.088, sancionada no Brasil em janeiro de 2025, que proíbe a importação de resíduos sólidos e rejeitos.
11/02/2025
O uso de polímeros de fonte renovável e reciclados tem aumentado na indústria automobilística, que busca atingir suas metas de sustentabilidade usando esses materiais.
04/02/2025