As empresas suecas Vattenfall e SSAB iniciaram uma colaboração intensiva para converter a indústria siderúrgica para a produção de aço livre de combustíveis fósseis. Ambas encabeçam, desde 2016, a iniciativa Hybrit, que tem o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono na produção do aço.
A Vattenfall, especialista em energias renováveis, utiliza os aços de alta resistência em diferentes
componentes para os seus projetos e deverá ter acesso ao aço livre de combustíveis fósseis da SSAB já no próximo ano, usando-os em aplicações como postes de eletricidade, usinas hidrelétricas, estruturas de ancoragem para turbinas eólicas onshore e partes de fundações para turbinas eólicas offshore.
A empresa exigirá de seus fornecedores que, a partir de 2030, pelo menos 10% do aço adquirido seja livre de combustíveis fósseis. A colaboração com a SSAB inclui a avaliação do ciclo de vida para calcular as emissões de CO2 ao longo da cadeia de produção e uso dos aços.
A Vattenfall e a SSAB estão entre os fundadores da First Movers Coalition, um consórcio de empresas que aproveitam o seu poder de compra para descarbonizar setores com elevados níveis de emissões de CO2. O novo acordo é consistente com o objetivo dessa coligação de adquirir uma maior quota de novas tecnologias que serão fundamentais para alcançar a neutralidade climática.
Fonte e foto: SSAB
Leia também:
Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços
Programa de eficiência energética para a indústria segue com inscrições
Mais Notícias PI
Desenvolvida em conjunto com a OPC Foundation, a especificação estende o protocolo OPC UA para estruturar dados de processo, matrizes e ferramentas em puncionadeiras, prensas e células de corte.
05/10/2026
Novo modelo da fabricante suíça possui tolerância de posicionamento de ±0,03 mm e tem foco nas necessidades de produção com precisão, típicas da cadeia de suprimento de componentes para centrais de dados e inteligência artificial.
05/10/2026
Recurso integrado a interface homem-máquina permite aplicar rotinas de manutenção preditiva e controle da qualidade em operações industriais sem a necessidade de plataformas analíticas específicas.
14/09/2026