A ABB (Suécia/Suíça), com escritório em São Paulo (SP), editou um relatório que analisa a descarbonização da indústria do aço em âmbito mundial. O documento destaca que o setor está apostando em diferentes rotas tecnológicas para concretizar a descarbonização dos processos de produção do metal, a qual demanda 8% da energia mundial e gera até 9% das emissões de CO2.

 

As estratégias de descarbonização mais promissoras, de acordo com o estudo, são a adoção de hidrogênio verde na produção, eletrólise com eletricidade renovável e uso de minério beneficiado com maior teor de ferro, já presentes, inclusive, em grandes empresas do setor.

 

O documento aponta que a metalúrgica sueca SSAB já usa hidrogênio verde, eletricidade de origem renovável e minério de ferro de gradação superior para produzir aço sem carvão em seus altos-fornos.

 

O texto cita ainda o processo criado pela norte-americana Boston Metal para fundir óxidos por eletrólise, sem carvão, a partir de eletricidade de origem renovável. Relaciona também o método produtivo da indiana Tata Steel, que usa minério de ferro em pó em vez de coque, sinter e paletes para produzir ferro gusa, como avanço que resultou na queda de 20% das emissões no processo.

 

O documento da ABB ressalta, no entanto, que o aço verde vai demandar várias outras tecnologias, cujo desenvolvimento vai requerer investimento e colaboração de toda cadeia produtiva. O texto lembra também que a descarbonização vai ocorrer num cenário de forte demanda por aço, que vai crescer 30% até 2050, quando o setor ambiciona ser neutro em emissões. O relatório completo pode ser baixado aqui.


 

Imagem: ABB


 

Leia também:


 

Inspeção de aços com ajuda de inteligência artificial


 

Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços

 



Mais Notícias PI



Cursos da Abimaq terão temas da indústria de manufatura

No mês de agosto serão realizados pela Abimaq cursos on-line com temas variados que fazem parte da rotina de parques fabris. No início do mês acontece um treinamento sobre segurança operacional que terá formato presencial.

30/07/2025


Espaço Inovação SENAI-SP USP vai integrar indústria e academia

Foi inaugurado na capital paulista um centro de desenvolvimento para aproximar a indústria de manufatura e o meio acadêmico.

21/07/2025


Parceria entre Bystronic e SSAB vai aprimorar processamento de novos aços

Fabricante de máquinas e siderúrgica anunciam acordo para desenvolvimento de tecnologia de corte e dobra dos novos aços desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade.

21/07/2025