por Flávio Silva*



 

Em comunicado ao mercado no final da semana passada, sexta-feira dia 27/10 a Braskem divulgou seus resultados de vendas e produção para o terceiro trimestre de 2023.

 

De forma geral a venda de resinas termoplásticas no mercado nacional cresceu 12% frente o segundo trimestre, porém ficou 1% abaixo do mesmo período do ano passado.

 

Já para a parte de químicos e monômeros, os resultados foram piores, com uma redução de 10% em relação ao segundo semestre do ano, justificada pelas paradas de alguns de seus clientes, tais como Alpek poliéster e Dow Química.


 

O gráfico abaixo mostra a evolução das vendas de resinas da Braskem neste ano.


 


 

Fonte: Braskem


Como ainda não foi divulgada a abertura por tipo de resina, a análise é limitada, mas, considerando que o primeiro semestre foi de demanda muito fraca, qualquer aumento já representaria um percentual bom de evolução. Se olharmos para o ano passado, do segundo para o terceiro semestre, as vendas de resinas variaram + 1,4%. Já a variação do segundo trimestre para o terceiro foi de 2%, corroborando a impressão de um mercado fraco que vem se desenvolvendo este ano, além da entrada de importações em volumes mais agressivos, o que reduz o mercado para a Braskem.

 

Analisando também o fator operacional, a empresa teve redução de suas taxas de operação de eteno no país, vide a figura abaixo.


 


 

Fonte: Braskem


 

Esta redução na taxa de operação significa menor quantidade de produtos gerados pela empresa aqui no País. Se considerarmos o aumento no volume de venda, isso indica que a empresa reduziu estoques já vislumbrando para o ano uma queda da sua demanda, um indicativo muito negativo para setor de plásticos.

 

Com exceção da unidade de eteno verde, que teve aumento da sua taxa operacional, todas as outras unidades da empresa ou caíram ou mantiveram o mesmo patamar que o do segundo trimestre.


Fazendo um breve exercício de imaginar o resultado empresarial para este terceiro semestre, considerando que volume maior de venda de resina é quase compensado pela redução no volume de químicos, o nível operacional das plantas ou se manteve ou caiu. Houve também aumento nos custos dos principais insumos no período (etano e nafta), e por isso a expectativa é de um novo prejuízo para a empresa.


A Ohxide disponibiliza mais informações sobre o mercado de produtos plásticos e publica um relatório mensal de preços e mercado, cobrindo sete famílias de produtos (PE, PP, PVC, PET, PS, ABS e SAN) em três regiões (SP, Sul e NE).

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*Flávio Silva é sócio-diretor da OHXIDE Consultoria (Rio de Janeiro, RJ e Paulínia, SP)



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