A Maker Bot, desenvolveu uma impressora 3D de mesa (desktop) voltada para a execução de projetos industriais, que requerem precisão dimensional e confiabilidade.
O equipamento, denominado Method, incorpora tecnologias da norte-americana Stratasys, combinados à acessibilidade e facilidade de uso típicas dos modelos da linha Maker Bot. Contém uma câmara de circulação de ar quente, dois cabeçotes de extrusão de alto desempenho e utiliza suportes de alta precisão em PVA, material solúvel em água, que pode ser removido sem comprometer a precisão dimensional das peças.
Baias de material seladas a seco garantem o condicionamento dos filamentos e do PVA usado para suporte, tendo em vista a sensibilidade desses materiais à umidade, a qual pode comprometer o resultado das impressões. Uma rede de 21 sensores conectados garantem o total controle das condições de trabalho e dos resultados que estão sendo obtidos.
Os materiais dos filamentos são desenvolvidos pela Maker Bot, visando assegurar o resultado das impressões. O primeiro disponível é o PETG, um polímero com propriedades de engenharia adequadas a muitas aplicações industriais.
#impressora3d #manufaturaaditiva #filamentofdm #plastic
Mais Notícias PI
Novo estudo procura soluções para a manufatura aditiva da poiimida, um material de excelentes características técnicas, mas de difícil processamento.
04/12/2025
Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.
25/11/2025
Pesquisadores de duas universidades alemãs uniram esforços no desenvolvimento de polímeros condutores que mudam de cor em resposta a estímulos eletroquímicos. Eletroeletrônicos, atuadores e dispositivos para robótica são aplicações possíveis para a tecnologia.
25/11/2025