A alemã Trumpf, com subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu uma tecnologia denominada Dual PFO, capaz de reduzir os tempos de ciclo na soldagem a laser automatizada em até 30%.
O processo se mostrou ideal para a produção de motores para veículos elétricos, especialmente quando se usa a tecnologia de hairpins no enrolamento de cobre dos estatores, a qual permite melhor dissipação de calor, melhorando assim o desempenho do motor.
"A solução complementa nossas soluções de sistema de soldagem a laser e é adequada para diversas aplicações, por exemplo, em eletromobilidade", informou Matthias Beranek, Gerente de Indústria Automotiva da Trumpf. A companhia exibiu a Dual PFO na feira LASER - World of Photonics, a principal do setor, realizada de 27 a 30 de junho, em Munique.
Tempos de ciclo mais curtos
A soldagem dos hairpins dos motores elétricos deve ser sempre de alta qualidade, caso contrário, eles podem
apresentar defeitos que comprometem o funcionamento do conjunto. Como os hairpins são muito finos, o processo de soldagem é exigente e complexo.
Para atender a esta exigência, o sistema óptico do conjunto Dual PFO reconhece a posição do componente antes do início do processo de soldagem, detectando a posição e a linha de soldagem de forma simultânea. "A Dual PFO também pode ser combinada com nossa nova tecnologia de processamento de imagens baseada em inteligência artificial, o que aumenta ainda mais sua produtividade", disse Beranek.
Soldagem mais rápida para componentes grandes
A óptica de soldagem a laser Dual PFO tem o dobro do campo de trabalho de uma PFO normal. Por isso, ela é indicada para a fabricação de grandes componentes como as baterias para os carros elétricos. Além das aplicações para hairpin, a tecnologia também pode ser utilizada para soldar portas e assentos de veículos, substituindo outros processos de soldagem.
Fotos:Trumpf
Inversão de cores ajuda na medição cordões de solda
Limpador de grelha de máquinas para corte a laser passou a ser fornecido pela New SOS Laser
#Trumpf
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025