Para o dia 2 de junho de 2023 está previsto o início da Pós-graduação em projetos de estruturas de aço, que está sendo promovida pelo Centro Brasileiro da Construção e Aço (CBCA). O treinamento será ministrado em formato remoto por Paulo Roberto M. de Carvalho, projetista de estruturas de aço.
Este curso terá como tema principal o desenvolvimento de projetos voltados para a construção de estruturas metálicas e reunirá disciplinas que vão abranger processos como, por exemplo, laminação, conformação a frio e soldagem de perfis de aço.
O dimensionamento de perfis de aço formados a frio é o tema central de um dos módulos do curso, em que serão abordadas as instabilidades locais de estruturas metálicas, tração, compressão e flexão de vigas-colunas, entre outros tópicos.
As ligações soldadas e parafusadas em perfis laminados e soldados, assim como ligações entre vigas e colunas, também constam da grade curricular da pós-graduação. No módulo dedicado a estes assuntos, também será discutido o desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas considerando o planejamento de emendas de perfis, bases de pilares e chumbadores.
Também estão previstos módulos sobre a construção de estruturas em aço leve (Light Steel Framing), cujo conteúdo consistirá em aulas e estudos de caso sobre a concepção, fabricação e montagem de estruturas desse tipo, vibração em estruturas metálicas, além de parâmetros para projetos de construção metálica para galpões, pontes e viadutos.
As inscrições podem ser feitas nesta página e mais informações podem ser obtidas pelo site do CBCA.
Imagem: Pixabay
Leia também:
A voz do setor de corte e conformação está de volta
Carga na fundação – prensas grandes de estampagem
Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?
#CBCA #ConstruçãoMetálica #PósGraduação #CCM
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025