A linha de robôs industriais MotoMini, que conta com autômatos com capacidade para movimentar cargas com peso de até 0,5 kg, passará a ser comercializada pela Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, situada no município de Diadema (SP) e com matriz no Japão.

 

Esta série conta com robôs colaborativos de seis eixos que apresentam peso de 7 kg, cujo braço tem alcance horizontal de 350 mm e vertical de 495 mm, sendo o seu índice de repetibilidade de 0,02 mm. De acordo com informações divulgadas pela companhia, os autômatos dessa linha são considerados dos menores e mais leves robôs de seis eixos disponíveis no mercado.

 

Além disso, sua aceleração é 20% mais rápida do que a de outros robôs de pequeno porte comercializados atualmente. Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman, comentou que os MotoMini são indicados para aplicações que envolvam, por exemplo, “manuseio de materiais leves, a manipulação de peças, ordenação e embalagem, entre outros”.

 

Foi informado à imprensa que a nova linha de robôs será apresentada na Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que será realizada entre os dias 9 e 13 de maio de 2023 em São Paulo (SP).

 

O contato com a companhia pode ser feito pelo telefone (11) 3563-5500. 

 

Imagem: Yaskawa Motoman

 

 

Leia também:

 

Alinhamento a laser para máquinas

 

Saiu a programação de palestras do Parque de Ideias que acontece na Expomafe

 

Comparação da resistência de roscas usinadas e conformadas no aço SAE 1045 e no alumínio AA 7075-T6

 

#YaskawaMotomanRobóticadoBrasil #MM



Mais Notícias PI



Linha japonesa de eletroerosão a fio no mercado brasileiro

A Tecno-How anunciou que fará a distribuição dos equipamentos da japonesa Seibu, desenvolvedora de máquinas de eletroerosão a fio de alta precisão.

26/10/2026


Mazak planeja novo centro tecnológico e conclui sistema híbrido de fabricação

A fabricante japonesa de máquinas-ferramenta anunciou a criação de um novo centro tecnológico e apresentou o desenvolvimento de um sistema que integra manufatura aditiva e usinagem.

09/10/2026


Manufatura aditiva e usinagem integradas em sistema CAD/CAM

A combinação de deposição metálica e usinagem em 5 eixos em uma única plataforma digital será exposta pela Open Mind em feira alemã de manufatura aditiva.

08/10/2026