A fabricante sul-coreana LT Precision, em sua unidade norte-americana, vai passar a produzir 2 mil carcaças para células de baterias por minuto, empregadas em motores elétricos em uma linha de prensas que será entregue pela alemã Schuler. O projeto inclui um sistema de ventosas e um total de sete máquinas, com as matrizes correspondentes, que são construídas pela subsidiária da empresa, a Aweba.
Na linha de produção, serão fabricadas caixas cilíndricas de células de bateria com diâmetro de 21 milímetros e comprimento de 70 milímetros (foto). A primeira prensa da linha corta blocos redondos de chapa de aço e os molda em copos durante a mesma etapa do processo, alcançando uma taxa de utilização de material de 90% ou mais.
Os cilindros são então estampados e cortados nas prensas automáticas subsequentes, em lotes de seis peças por máquina, produzidos continuamente. A última operação é a lavagem das carcaças para retirada de resíduos e traços de óleo de estampagem.
A linha entrará em funcionamento em 2024, produzindo células da bateria a serem utilizadas em carros elétricos de diversos fabricantes.
Foto: Schuler
Leia também:
Portas de proteção em prensas grandes
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025