Uma nova cobertura telescópica feita com estrutura metálica e chapas de acrílico cristal, em substituição ao vidro, foi construída no piso superior do Shopping Cidade Jardim, na cidade de São Paulo (SP), e conta com sistema retrátil para sua abertura.

 

De acordo com informações do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (Indac), trata-se da maior cobertura telescópica da América Latina, e ela foi projetada para abrigar um jardim suspenso, além de permitir que o ambiente seja frequentado independentemente das condições climáticas.

 

Maior cobertura telescópica retrátil em PMMA da América Latina (fonte: Indac)


No total, a cobertura pesa 20 toneladas e conta com estrutura metálica para sustentação das calhas e trilhos, sistema retrátil motorizado acionado por controle remoto e 16 módulos cobertos com chapas de poli(metacrilato de metila) (PMMA) cast transparentes, com 3 mm de espessura, fixadas com fita dupla face e vedadas com silicone neutro.

 

Segundo o arquiteto responsável, Paulo Dias, foi necessário cobrir duas áreas de 15 x 30 m. Por esta razão, o fator do peso final no projeto foi uma das principais vantagens do PMMA em relação ao vidro – uma vez que o material cerâmico possui mais que o dobro da densidade média do polímero –, mantendo a transparência desejada.

 

#acrilico #pmma #coberturaretratil



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024