Difícil conceber nos dias de hoje o ambiente médico-hospitalar, odontológico ou farmacêutico totalmente “livre de plásticos”. Seja na fabricação dos itens de uso único que  garantem a assepsia em rotinas da área de saúde ou em peças que compõem aparelhos destinados ao cuidado com pacientes, os materiais poliméricos são praticamente onipresentes quando o assunto é a evolução das ciências da vida.

 

Desenvolvedores de resinas especiais, de maquinário e de sistemas acessórios que garantem a rastreabilidade e a manutenção de um ambiente livre de contaminantes nas rotinas de fabricação têm voltado cada vez mais os seus olhares para o potencial desse mercado. Além das habituais necessidades do setor, agravadas pela pandemia de Covid-19, o aumento geral da expectativa de vida e os cuidados que cercam essa nova realidade também estão no centro das atenções de muitas empresas da cadeia do plástico.

 

Retomamos nesta edição uma pauta explorada em 2020, pouco antes da pandemia, antecipando o período crítico que se seguiria. Nesta ocasião, porém, uma matéria especial analisa o cenário pós-pandemia e trata também da questão regulatória que deverá conduzir a especificação de materiais especiais para os produtos fabricados no Brasil. Na sequência, o guia atualizado da oferta de resinas para a área médica detalha a oferta de materiais para as empresas que querem trabalhar para o segmento.

 

E complementando esta edição temática, um artigo sobre a marcação individual de peças plásticas descreve uma técnica que pode atender às necessidades de  rastreabilidade da indústria de produtos médicos e farmacêuticos, e a seção Matéria-prima aborda aspectos técnicos da polisulfona (PSU), bastante  usada na fabricação de produtos voltados para a saúde.

 

Tudo isso contextualiza o quanto o desenvolvimento dos materiais sintéticos e das suas técnicas de processamento caminha no sentido de oferecer melhores condições a profissionais da saúde no desempenho de sua nobre função de salvar vidas.

 

Hellen C. O. Souza

hellen.souza@arandaeditora.com.br

 



Mais Notícias PI



Um ano novo e promissor

Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.

30/01/2024


Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.

10/11/2023


Vai passar

Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.

11/08/2023